Hugo dos Santos

Hugo dos Santos) é músico e compositor. Nasceu em Peixoto de Azevedo-MT. Seus pais fugiram para o garimpo, já que seu avô era contra o casamento. Na sua infância, teve como primeiro contato com a música com os discos de seus pais, algumas músicas românticas, MPB, Diana e a própria música sertaneja. Veio a Teresina na infância, bem rápido e depois no começo da adolescência chegou para morar (antes morou um período no Maranhão). Aqui, começou na música e teve um filho, que hoje tem 11 anos. Hugo nos conta que “Teresina é o que tenho de mais parecido com um lar, me sinto em casa. Sou cria dessa parte do nordeste (Piauí, Maranhão) e vou levar isso comigo até meu último suspiro.”

Libertar aquilo de mim, soltar aquele sentimento. Geralmente quando é bem forte o processo eu começo a chorar, tem umas que são assim, escrevendo e chorando, tem outras que não faço nada, canto e elas existem…”. Hugo dos Santos

Nome Completo: Hugo dos Santos

Descrição: Músico e compositor

Data de Nascimento:

Local de Nascimento: Peixoto de Azevedo-MT

Os primeiros trabalhos

O músico e compositor Hugo dos Santos em 2011 lançou dois EPs: “Trinco-Até outro dia” e “Guardia Nova-Quando chegar”. O primeiro EP Trinco veio como fruto do trabalho de banda, já tocavam há um tempo e resolveram gravar algumas músicas. Aproveitando a gravação da Trinco, Hugo chamou Joniel Veras para participar do disco e gravar algumas músicas, dando certo o contato dele com Jan Pablo (guitarrista e produtor da trinco), e logo lançaram os dois EPs no mesmo link Trinco+Guardia Nova.

A libertação por meio da música

Hugo dos Santos​ nos conta que busca por meio da sua música “principalmente libertar aquilo de mim, soltar aquele sentimento. Geralmente quando é bem forte o processo eu começo a chorar, tem umas que são assim, escrevendo e chorando, tem outras que não faço nada, canto e elas existem… Mas sempre é incrível quando acontece. Tem outro lado também, a maioria absoluta das minhas composições eu não tenho mais, se não me emocionam, se só dura aquele momento eu deixo pra trás, não me apego, nem gravo, e essas são a maioria.”

Trincado

Em 2012, Hugo dos Santos​ lança o EP “Trincado – Todos os Santos”, disco feito em parceria com o músico e produtor Ravel Rodrigues​, um álbum que flerta com a MPB. Escute:

Então vá – soundcloud.com/trincado/ent-o-v

Marintima – soundcloud.com/trincado/marintima

Olho nu – soundcloud.com/trincado/olho-nu

Magia – soundcloud.com/trincado/magia

Tempo Dali – soundcloud.com/trincado/tempo-dali

Magia Ubajara – soundcloud.com/trincado/magia-ubajara

A maioria absoluta das minhas composições eu não tenho mais, se não me emocionam, se só dura aquele momento eu deixo pra trás, não me apego, nem gravo, e essas são a maioria.” Hugo dos Santos

Inspirações

Hugo dos Santos, que além de músico é compositor, gosta muito de compor na madrugada, no silêncio da madrugada. Ele nos conta que sempre foi assim, mas fez recentemente uma música logo quando acordou, bem cedo da manhã, e é uma música que tem gostado muito. Ele se cobra quando passa muito tempo sem compor, fica com receio de não mais conseguir, mas aí sai do casulo e geralmente vem umas duas, três de uma vez quando entra novamente na vibração.

O disco solo

Em 2014, Hugo dos Santos começa a gravação do seu primeiro disco solo, álbum feito em parceria com a banda instrumental Burro Morto. O disco foi gravado e mixado no estúdio Mutuca-PB e tem produção de Haley Guimarães, com arte de Hudson Melo. O disco foi lançado em outubro de 2016. Escute:

Licença – hugodossantos.bandcamp.com/track/licen-a

Deixa pra trás – hugodossantos.bandcamp.com/track/deixa-pra-tr-s

Golda sagrada – hugodossantos.bandcamp.com/track/golda-sagrada

Há de chegar – hugodossantos.bandcamp.com/track/h-de-chegar

Mudando a estação – youtu.be/ZIWWPheeklI

Chegou a hora – hugodossantos.bandcamp.com/track/chegou-a-hora

Fim das certezas – hugodossantos.bandcamp.com/track/fim-das-certezas

Longe é aqui – hugodossantos.bandcamp.com/track/longe-aqui-2

Mutante – hugodossantos.bandcamp.com/track/mutante

O céu fechou – hugodossantos.bandcamp.com/track/o-c-u-fechou

Referências

As maiores referências de Hugo dos Santos são os cantadores do Nordeste, o bumba-meu-boi (do Maranhão e do Piauí), os tambores de terreiro, os sambistas e pagodeiros, assim como o o reggae, rock, música eletrônica. No Piauí, ele destaca como referências o Narguilé hidromecânico, Os Caipora, Rock Moreira, Eita Piula, Nando Chá, entre outros. Sobre o cenário musical piauiense, Hugo acha que estamos nos atentando para formas de produção mais baratas e de qualidade. O lançamento de discos, singles, EPs têm aumentado, e a qualidade também. Outro fator importante é que o diálogo entre artistas de áreas distintas tem acontecido e cada dia mais forte, isso facilita muito a produção de um trabalho. E pra quem deseja virar músico, Hugo aconselha continuar tocando, acreditando em si e dar um tanto de atenção às críticas, se ligar onde está faltando e não dar muita bola pros elogios.

Contatos

http://youtube.com/c/HugoDosSantosmusic

http://hugodossantos.bandcamp.com/releases

http://facebook.com/hugodossantosmusic/

http://instagram.com/dos_santos_hugo

hugo209a@gmail.com

Fotos

Vídeos

 

Discografia

Samba Devagar (2017);

Hugo dos Santos (2016);

“Trincado – Todos os Santos” (2012).

Outras fontes

http://entrecultura.com.br/2016/06/15/eu-ouvi-hugo-dos-santos/

http://www.capitalteresina.com.br/noticias/cultura/cantor-musico-e-compositor-hugo-dos-santos-fala-sobre-sua-trajetoria-na-musica-29734.html

 

Última atualização: 30/10/2016

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

0 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Pode Gostar
Leia mais

Maria da Inglaterra

Maria Luiza dos Santos Silva, mais conhecida como “Maria da Inglaterra”, nasceu em Luzilândia em 1940. Começou a…
Leia mais

Lais Rosa

Ela é um sucesso nas redes sociais, seus textos ultrapassaram as fronteiras e conquistaram admiradores de todas as…