Exposição de Luiz Ayrton no Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI

O médico mastologista Luiz Ayrton Santos leva para o Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro, a Exposição de Documentos Históricos do Piauí. O evento será integrado ao Encontro de 2ª da Geleia Total, que contará com um bate-papo sobre a exposição e tem como convidada, além do médico, a designer de interiores, artista visual e escritora Jasmine Malta. A mediação será realizada por Noé Filho – Idealizador e Coordenador da Geleia Total.

“Na verdade, isso é um exercício de cidadania. Por onde andei, encontrei documentos, fotos e livros referentes ao Piauí. Eu fui repatriando, pegando, comprando em sebos e trazendo de volta para Teresina. Eu juntei com outras fotos que tinha da família e assim completei a coleção”, Luiz Ayrton.

Entre os documentos, é possível encontrar a evolução do mapa piauiense, foto da Igreja Nossa Senhora da Graça de Parnaíba do ano de 1900 e imagens da construção da Ponte Kubitscheck, desde os anos 30 até a atualidade.

 

São 3.000 documentos, 40 livros e 400 fotos. Além disso, entre os documentos, há uma moeda obsidional que circulou nas fazendas onde morou Esperança Garcia. Luiz Ayrton Santos também é numismata, ou seja, ele coleciona moedas, e sua coleção conta com 2.000 moedas.
Dentre os documentos históricos, como documentos da escravidão no Piauí, o acervo contém livros e fotos de placas de estudantes da primeira turma da Escola Normal de Teresina. O médico conta que há livros editados pelo Engenheiro Sampaio para atrair trabalhadores europeus para a Fábrica de Laticínios de Colônia.

🗣 Encontro de 2ª da Geleia Total
🎨 Exposição: Documentos Históricos do Piauí, coleção de Luiz Ayrton
.
🙌🏾 Convidados
Luiz Ayrton – Médico mastologista
Jasmine Malta – Designer de interiores, artista visual e escritora
.
😊 Moderador: Noé Filho – Idealizador e Coordenador da Geleia Total
.
🎨 Realização: Geleia Total – Piauí – linktr.ee/geleiatotal
.
🗓 10 de fevereiro (segunda)
⏰ 19h (pontualmente)
📬 Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI- atrás do CT – https://goo.gl/maps/ywReEN5w4Rk
.
✅ Entrada Gratuita
.
👉 Mais informações: 86 99802.6952 (http://bit.ly/WhatsAppGeleiaTotal)
.
💚 Apoio: Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas