Estreia do espetáculo online “O que te escrevo é puro corpo inteiro”

Image.jpeg

Nos dias 05, 06, 12 e 13 de dezembro estreará o espetáculo teatral  “O que te escrevo é puro corpo inteiro” que será transmitido pela plataforma Zoom. Os ingressos estão disponíveis para compra por meio do link https://linktr.ee/vrproducoess no qual o espectador seleciona o dia e o valor que pretende contribuir. Segundo a produção, o espetáculo trabalha com a contribuição consciente com valores de R$10,00 a R$200,00.

“A ideia do teatro on-line surgiu com muita força, principalmente no Brasil, por causa da pandemia, mas sempre existiu. A gente foi descobrindo que existe uma relação on-line, não é uma convivência presencial, mas é uma convivência mediada pela tecnologia. No nosso processo que é uma peça palestra, em que esse personagem que o Vitorino faz e que ao mesmo tempo dialoga com a vida dele, ele está conversando com as pessoas através do Zoom. E acredito que um dos pontos positivos do teatro on-line é o acesso para todo o Brasil e para o mundo.” Welington Junior

Image.jpeg

Segundo o Vitorino, seu contado com a literatura o aproximou do poeta Nathan Sousa e quando conheceu o trabalho da narrativa literária transposta para o teatro do Welington Junior (PE) foi que surgiu a ideia de montar o espetáculo com o texto do poeta.

“É um espetáculo de teatro, mas é um texto poético… que se passa num lapso de tempo muito grande, não é um texto que se conta com muitas ações, pois tem toda uma estrutura do prosador porque o Nathan é poeta, mas é prosador. Convidei o Welington para dirigir o espetáculo e ele aceitou… Com a pandemia a gente começou a trabalhar pelo zoom”, comenta Vitorino.

Um velho ator-professor-poeta faz um acerto de contas com suas memórias e conta suas velhas histórias em uma peça-palestra. Teresina, o Nordeste, os amores, a família, os textos literários, a sala de aula, seus primeiros espetáculos são materiais para esta palestra-performance onde a regra é deixar o coração aberto. O ator Vitorino Rodrigues, com a montagem de “O que te escrevo é puro corpo inteiro”, completa sua tetralogia da memória (17 minutos antes de você, Sol sanguíneo, Depois do fim).

Image.jpeg

“O espetáculo me revira pelo avesso… E eu encontrei muitos pontos em comum com a minha vida, sobre relacionamentos e amor, a minha  própria relação com a sala de aula, com o próprio teatro, com o fato de ser ator. É um espetáculo que abre as gavetas, tira as lembranças, mas o espetáculo é um ritual de purificação.” Vitorino Rodrigues

O texto “O que te escrevo é puro corpo inteiro”, de Nathan Sousa, tirou o segundo lugar no Prêmio Maria Clara Machado 2019 (União Brasileira de Escritores). Nathan Sousa é ficcionista, ensaísta, poeta e faz sua estreia na dramaturgia com esse texto.  Nathan venceu por 04 vezes os prêmios da União Brasileira de Escritores, foi finalista do Prêmio Jabuti 2015 e do I Prémio Internacional de Poesia António Salvado. Tem poemas traduzidos para o inglês, francês, espanhol e italiano. O espetáculo conta ainda com direção de Welington Junior (PE), Assistência de direção de Junior Marks (MA), Sonoplastia de Edivan Alves (PI) e cenário e figurino de Reinaldo Patrício (PE), dentre outros.

Essa produção não contou com patrocínio e foi realizada em tempos de pandemia, por isso o grupo deixou a contribuição livre para que o público tenha acesso ao espetáculo. Dessa forma, serão disponibilizados ingressos solidários para cada apresentação, que serão disponibilizados para os espectadores que não puderem pagar pelo ingresso.

Image.jpeg

FICHA TÉCNICA:

Texto: Nathan Sousa

Atuação: Vitorino Rodrigues

Dramaturgismo, direção e mise-en-scène: Wellington Júnior

Assistência de direção: Júnior Marks

Direção de arte, concepção espacial, cenografia e figurino: Reinaldo Patricio

Música e desenho de som:  Edivan Alves

Operação de som: Dan Martins

Desenho de luz: Wellington Júnior

Diretor técnico e construção de objetos: Afonso Lopes

Coreografias, direção de movimento e preparação corporal: Márcio Felipe Gomes.

Espacialização vocal e antropologia da voz: Wellington Júnior, Vitorino Rodrigues e Edivan Alves

Fotos:  Robson Levy, Dan Martins, Afonso Lopes

Designer: Robson Levy

Produção executiva: Vitorino Rodrigues e Afonso Lopes

Direção de Produção e idealização: Vitorino Rodrigues

Realização: Truá Cia de Espetáculos

Produção: VR Produções

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas