Conheça o Museu Dom Avelar – Museus Pelo Piauí

Museu Dom Avelar

Hoje no #MuseusPeloPiauí vamos viajar não por estradas, mas pelas ruas da nossa capital. E é percorrendo a Zona Sul de Teresina, entre as casas do bairro Cristo Rei, que nos deparamos com a imponente estrutura de um centro de proteção do nosso patrimônio, o Museu Dom Avelar Brandão Vilela.

História – Fundação Cultural Cristo Rei (FCCR)

O Museu Dom Avelar Brandão Vilela faz parte da Fundação Cultural Cristo Rei (FCCR). Para conhecer mais sobre a história dessa instituição precisamos retornar algumas décadas, em 09 de dezembro de 1971, quando o Padre Pedro Biondan Maione – primeiro pároco da Paróquia do Cristo Rei – e Lygia de Souza Martins, primeira coordenadora do Centro Social Cristo Rei fundaram o “Centro de Cultura Amoipirá”.

A partir da iniciativa dos dois e apoio dos jovens da Paróquia, o Centro Amoipirá deu início a um intenso e amplo movimento de atividades culturais, permeando o campo do teatro, fotografia, literatura, sociologia, história, idiomas neolatinos e até mesmo o do jornalismo, com a produção de um periódico próprio.

Os resultados contínuos dessa produção cultural foram os primeiros passos para a construção de bibliotecas e acervos que dariam origem ao que hoje podemos chamar de Museu Dom Avelar.

Acervo – o que encontro do Museu Dom Avelar?

A estrutura da Fundação Cultural Cristo Rei compreende o Museu Dom Avelar, uma biblioteca, o Setor de Arqueologia, um auditório e salas de Reserva Técnica do Museu. Hoje, o Museu Dom Avelar é uma instituição de guarda de material arqueológico, credenciado junto ao IPHAN para fornecimento de Endosso Institucional para pesquisas na área com fins de licenciamento ambiental. Mas é importante entendermos como tudo isso teve início.

Esse acervo começou a ser constituído a partir das coleções pessoais de moedas, selos e minérios do Pe. Pedro, frutos de viagens à Europa e da doação de amigos, parentes e jesuítas, e hoje possui um conteúdo eclético com coleções diversificadas e mais de 21 mil peças, sendo 14. 800 moedas catalogadas, algumas com data anterior a Jesus Cristo.

As coleções se dividem em: Numismática (moedas), Filatelia (selos), Arqueologia, Conquiliologia (conchas), Mineralogia, Fósseis, Animais taxidermizados, Zoologia e Arte popular mundial.

Projeto Criança Consciente e Atuante

A FCCR – Museu Dom Avelar coloca o seu Patrimônio à disposição da cidade de Teresina como um centro de irradiação social e cultural em benefício de todos e, particularmente, das crianças e jovens, adotando estratégias e modalidades de apoio ao crescimento e aprimoramento cultural já existente em outros órgãos locais, colaborando no desenvolvimento da educação científica, museológica, patrimonial, artística e humanista. Para Mônica Mendes, diretora do Museu:

O Museu não só é um espaço de preservação da memória cultural, mas também tem a força de ser agente de transformação da sociedade, colaborando na construção, desempenho e aprendizado do indivíduo.

Financiado pela empresa ABMTHS de Campinas, atualmente o projeto social Criança Consciente e Atuante atende 40 crianças da rede municipal e estadual do Cristo Rei e de bairros vizinhos. O projeto funciona de segunda à sexta-feira nas dependências do Museu.

Funcionamento do Museu Dom Avelar

Terça- Sexta das 9h às 17h

Sábado das 9h às 12h

Valores

R$ 4,00 (inteira)

R$ 2,00 (meia)

Endereço do Museu Dom Avelar

Rua Poeta Domingos Fonseca, Cristo Rei – Teresina.

Contato e Redes Sociais

Telefone: (086) 3223-6622

Instagram: https://instagram.com/museudomavelar

 

Revisão: Joana Tainá

Fonte: Diretoria do Museu Dom Avelar. Governo do Estado do Piauí

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas