Escritora piauiense radicada em Brasília lança livro infantil sobre o Cajueiro-Rei

A escritora Eriane Dantas lançará no próximo sábado, dia 13 de agosto, em Brasília, o livro infantil “Os nós em mim”.

A obra aborda o crescimento do Cajueiro-Rei, o maior cajueiro do mundo, localizado no município de Cajueiro da Praia, e a sua convivência com os seres humanos, em especial com três meninas de diferentes gerações. Combinando fatos reais, ficção e poesia, a narrativa destaca uma parte da história e do patrimônio natural do Piauí, além de discutir identidade e preservação do meio ambiente.

“Encaro a escrita como uma necessidade. Por meio dela, sinto-me viva, comunico aquilo que não sei dizer, posso viver a vida de personagens com personalidades e realidades distintas das minhas. Também a considero uma forma de falar das minhas raízes”, afirma.

Publicado pela Editora InVerso e ilustrado por Bianca Nithack,“Os nós em mim” já está à venda no site da editora:

Editorainverso.com.br/OsNósEmMim.

Segundo a autora, “Os nós em mim” foi concebido em 2019, período que estava de licença-maternidade e que conta que já não se dedicava à escrita com a mesma frequência como fazia antes, mas precisava escrever. Por essa razão, guardava tudo o que pudesse render uma história e corria ao papel em qualquer oportunidade.

Depois de fazer um passeio com o filho a autora observou algumas árvores e teve a ideia de retratar uma delas em sua convivência com os seres humanos. Então, inspirada nos pés de caju que viu próximo à casa dos seus avós, no interior do Piauí, Eriane criou o texto que tem como protagonista um cajueiro.

Posteriormente, depois de saber que o maior cajueiro do mundo estava em Cajueiro da Praia, no litoral piauiense, a autora adicionou esses fatos à ficção.

Os nós em mim trata de convivência, de amizade, de espera. Com essa obra, posso mostrar uma criação na qual investi a minha dedicação e o meu coração. Posso apresentar um pouquinho desse patrimônio natural do Piauí a quem, porventura, ainda não o conheça.
A propósito, em novembro do ano passado fui visitar o Cajueiro-Rei. Queria ver de perto aquilo que só conhecia por minha pesquisa na internet. Saí de lá ainda mais conectada com ele e com mais vontade de divulgar essa história”, finaliza.

Sobre a autora

Eriane Dantas nasceu em Teresina, Piauí, e vive em Brasília há 23 anos. Em 2020, foi selecionada em primeiro lugar no Concurso Novos Autores – Prêmio Cidade de Teresina, na categoria literatura infantil, com outro texto que retrata a cultura piauiense, “História de Pescador”(ainda não publicado). Também lançou o livro juvenil “Um ipê de cada cor” (Editora InVerso). É associada da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (Aeilij) e mantém o blog literário “Histórias em mim” (www.historiasemmim.com.br).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas