A música que vem da alma de Chico Mário

Francimário da Silva Feitosa, mais conhecido como Chico Mário nasceu em Floriano – PI, atualmente professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato – PI. Com formação em Biologia, é compositor e músico amador, se declarando também um músico autodidata.
Desde a adolescência compõe músicas de diversos gêneros como MPB, Reggae e Rock-pop. Atualmente envereda na fusão de estilos sem preconceito de ritmos, mas com forte inclinação para o reggae, o samba e o xote nordestino.
Também tem experiências com a organização de saraus e encontros culturais, destacando-se o Sarau Popular de Floriano, organizado no Teatro Maria Bonita no ano de 2012, e o Florart – Floriano Art – onde inclusive é um dos fundadores ao lado de José Paraguassu e Cícero da extinta Banda Romã com Mel.
Teve três músicas classificadas na 1ª Mostra Tremembé Piauí de Música Regional, apresentando uma delas no Teatro Sesc Avenida, em Parnaíba – PI, em 4 de dezembro de 2016. Seu trabalho mais recente é o álbum Parnapangéia, disponível em todas as plataformas de streaming. Para ele, a Biologia e os peixes do rio Parnaíba são o seu corpo e a música é sua alma.

“A música para mim é minha válvula de escape.” Chico Mário

Nome Completo: Francimário da Silva Feitosa

Descrição: compositor e músico

Data de Nascimento: 20/12/1982

Local de Nascimento: Floriano-PI

Escrito por: Alisson Carvalho
Revisado por: Paulo Narley

 

Juventude e música nas ruas de Floriano – PI

Apesar de ter nascido em uma família sem a tradição musical, foi o avô de Chico Mário que lhe deu seu primeiro violão, na época em que trabalhavam juntos no Mercado Central de Floriano; ele guarda o violão até hoje em seu escritório.
Para além disso, o artista teve seu contato direto com a música através de amigos na rua e no bairro onde residia. Ele conta que, com muito sacrifício, por volta dos 15 anos de idade, comprou seu primeiro cavaquinho com um colega da escola. O instrumento já era bastante usado e foram passos delicados até que aprendesse a manuseá-lo.
Suas primeiras apresentações começaram justamente nos entremeios dos bairros de Floriano, ao lado de pessoas que tocavam pagode que conheceu por seu interesse genuíno pela arte. Começou a tocar também em bares de amigos e conhecidos; ele lembra-se que nessa época música ressoando através das ruas atraía multidões tão entusiasmadas que, fosse a apresentação no meio da rua ou dentro de um bar, chegava-se a fechar a rua.
Chico fixa ser autodidata desde sempre, ao dizer: “Nunca fui profissional, a gente fazia o que podia, eu tentava aprender as músicas que eram mais tocadas no momento”. Buscava aprender também aquelas que gostava e o influenciavam mais intimamente, como as do gênero do samba tradicional. Na então posição de tocar o violão, de maneira criativa tentava preencher os espaços harmônicos.

 

Percorrendo caminhos ao lado de amigos

O primeiro grupo musical em que Chico Mário trabalhou foi “Estilo Moleque”, tendo tocado depois em outro grupo de samba chamado “Raça Ruim”, que chegaram a ser bastante famosos. Ao longo de sua construção de vida artística, teve experiência com bandas amadoras de samba e pagode de rua, além de formações mais enxutas como Voz & Violão e similares para bares noturnos.
Dessa forma vem percorrendo seu caminho através da música, sempre buscando aprender e desenvolver suas produções e criações ao lado de amigos músicos, além de realizar suas pesquisas para compreender melhor alguma técnica, por exemplo. “Nunca estudei profissionalmente acorde, melodia e escala. É uma coisa que é muito intuitiva minha.”
É pesquisador de trabalhos “mais recentes” como Chico Science & Nação Zumbi, Engenheiros do Hawaii e Natiruts e tem por objetivo doar sua identidade e saber-fazer musical ao prazer de ser músico, embora de maneira amadora/não profissional, como ele reafirma.

Também tem experiências com a organização de saraus e encontros culturais, destacando-se o Sarau Popular de Floriano, organizado no Teatro Maria Bonita no ano de 2012, e o Florart – Floriano Art – onde inclusive é um dos fundadores ao lado de José Paraguassu e Cícero da extinta Banda Romã com Mel.
Teve três músicas classificadas na 1ª Mostra Tremembé Piauí de Música Regional, apresentando uma delas no Teatro Sesc Avenida, em Parnaíba – PI, em 4 de dezembro de 2016.

 

Onde biologia e música se encontram

Biólogo com mestrado em Biologia de Água Doce (pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (Universidade Federal do Ceará), Chico Mário dedica seus estudos principalmente às águas do Rio Parnaíba, que ele menciona carinhosamente como “Seu quintal” e as espécies de peixes que lá habitam. É importante mencionar sua pesquisa a respeito do peixe Piau, espécie emblemática para o nosso Estado, publicada na Revista de Biologia Tropical, da Universidade da Costa Rica.
As duas áreas em que atua (biologia e música) podem parecer diferentes e distantes, mas, na verdade, entrelaçam-se visceralmente, uma vez que seu recente álbum “Parnapangéia”, disponível em todas as plataformas de streaming, trás de maneira muito marcante sua grande paixão pelo rio, peixes, pássaros e a natureza em geral, frisando a local. Chico fala que “A biologia é meu corpo, e a música é minha alma.”
O músico e biólogo há algum tempo possui a intenção de desenvolver um curso de música na universidade onde atua como professor, porém, devido a algumas complicações como o cenário da pandemia, atrasou-se tal projeto, que ele pretende retomar logo que possível.

“Nunca estudei profissionalmente acorde, melodia e escala. É uma coisa que é muito intuitiva minha.” Chico Mário

Melodia fluida e versos íntimos

Segundo Chico Mário, seu processo de composição musical é bastante variado, mas na maioria das vezes parte de uma melodia, simplesmente pensando a respeito ou brincando com o violão para que surja uma ideia ou inspiração, e, a partir daí, encaixar os versos.
Geral e particularmente, ao escrever, ele se atenta mais em questões amorosas e sentimentais ligadas a momentos de sua vida, trazendo, em boa parte de sua produção, letras mais íntimas e internas. Quando as melodias acontecem, o artista se pega rememorando vivências próprias que o levam a refletir sobre paixão, amor e temas relacionados.
Chico conta que tem se arriscado em meios diferentes de criação, como recentemente conseguiu musicar poemas e letras de seu compadre José Paraguassu; apesar disso, ele considera uma maneira mais difícil de produzir, devido a ausência de uma harmonia melódica mais intuitiva, que é como prefere compor e trabalhar.

Os enraizamentos ao longo da vida

“Minhas principais referências estão aqui no Nordeste”, afirma Chico Mário ao citar Geraldo Azevedo como uma grande inspiração no seu processo de construção enquanto músico.
Chico cresceu aos sons do reggae jamaicano os quais vinham das casas dos vizinhos, de modo que o ritmo se enraizou bastante no artista até tornar-se uma influência muito forte.
Outro ritmo importante que o ajudou a trilhar seu caminho é o samba, que acabou por fazer parte de sua vida “meio que sem querer”, como se expressa, pois suas primeiras experiências musicais foram através do samba.
Para além disso, o artista menciona diversos nomes, dentre os quais destaca, por exemplo, Zé Ramalho, que o toca profundamente na alma, não apenas pela potência de sua voz como pelas mensagens que segue espalhando.
Por entre esses ritmos que se entrelaçam em sua essência, destaca também Noel Rosa, Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Chico Buarque, Martinho da Vila.

Contatos

E-mail: francimario.feitosa@gmail.com;

Instagram: @projetosomnacaixa;

YouTube: https://www.youtube.com/user/cimario/videos.

https://open.spotify.com/artist/4USzdkkBzYlgTrNiSkZMvw

Fotos

Vídeo

Projeto Cultural Florart (https://www.youtube.com/watch?v=8tPV-Hi9xLM)

Samba no Cais em Floriano (https://www.youtube.com/watch?v=tWH1FekABos)

Apresentação Mostra Tremembé em 2016, Parnaíba-PI (https://www.youtube.com/watch?v=sFPplsZJbrk)

Álbum Parnapangéia (https://www.youtube.com/watch?v=1rpw4N9-yrk&list=OLAK5uy_l0MlhyOLfNZdCJVcDINcnWSfxRFHC-evo)

Discos

Álbum Parnapangéia

Última atualização: 12/10/2021

 

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para geleiatotal@gmail.com.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas