ATOR TERESINENSE FAZ SUCESSO NA ZONA RURAL, COM PROJETO TEATRAL

Teodoryco Júnior, é um jovem ator que mora na Usina Santana, zona rural sudeste de Teresina e criador de um projeto no qual envolve inclusão, arte, cultura e cidadania para os moradores da comunidade. O “Teatro na Usina”, já é um sucesso na região.

 

“O projeto surgiu a partir de minha própria vivência na comunidade da Usina Santana e adjacências. Quando criança tive acesso a aulas de teatro na Escola Municipal Areolino Leôncio, na comunidade Buquinha – que fica ali no entorno da Santana – e aquilo me motivou a querer saber mais, conhecer mais, ter mais acesso às atividades culturais da cidade, inclusive participar como ator e produtor. Na Unidade Escolar Arthur Medeiros Carneiro, já um adulto, instigado ainda por esse querer artístico que trazia da infância, fui experimentando performances, esquetes com meus colegas. Nesse tempo, quando eu cursava o ensino médio, cursei o curso de teatro chamado Teatro e Literatura Dramática, ministrada pelo ator e diretor teatral Roger Ribeiro, no Teatro João Paulo II e fui aplicando ali com meus colegas o pouco que eu aprendia nas minhas aulas de teatro”, disse Teodoryco.

Com uma força de vontade diferenciada, e procurando espalhar arte por seu lugar de pertencimento, Teodoryco Júnior foi aprimorando seus estudos na área teatral e fazendo uma network com os colegas de trabalho, visando almejar o seu objetivo. “Depois disso, em 2021, me integrei aos grupos Humanitas de Teatro e Truá Cia de Espetáculos, ora atuando, ora na produção e isso foi e me instigando a promover ações culturais na Usina Santana, levando trabalhos de renome na cidade para a minha comunidade. Assim surgiu o projeto USINA TEATRAL FORA DO EIXO e que foi aprovado pelo SIEC e patrocinado pelo Grupo Ferronorte. Com o advento da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Teresina, ampliamos o projeto e, desta feita, sob o nome de USINA TEATRAL”, afirma.

O ator e produtor ressalta que de início, é feito uma espécie de pesquisa na comunidade antes de promover o contato das pessoas com a teatro. “O primeiro passo é o contato com a escola onde acontecerão as apresentações. Nesse momento, conversamos com a equipe gestora e pedagógica da escola para inteirar-lhes da temática dos espetáculos e assim possam direcionar os alunos para um melhor aproveitamento do conteúdo das apresentações, pensando nessa coisa da formação de plateia e também, claro, numa melhor fruição do espetáculo”, disse.

Contando com equipe de produção e as equipes dos espetáculos, somam a quantidade de 20 (vinte) pessoas. O USINA TEATRAL contempla as apresentações dos espetáculos FÁBULAS, da Teresina Animações e Espetáculos; ELA, do Grupo Utopia de Teatro; 17 MINUTOS ANTES DE VOCÊ e O QUE TE ESCREVO É PURO CORPO INTEIRO, ambos da Truá Cia de Espetáculos; O SOLDADO E A FLORISTA e AS SETE IRMÃS, ambos do Humanitas Grupo de Teatro.

Teodoryco ressalta sobre a importância de sua iniciativa para valorização da arte e cultura piauiense. “De extrema importância. O projeto viabiliza o acesso da arte teatral piauiense em uma comunidade distante da área metropolitana da cidade, onde a maioria das pessoas nunca tiveram acesso a um espetáculo ou foram a um espaço cultural. Circular com Esse Projeto pela região da Usina Santana significa mexer com o sensível dessas pessoas de forma positiva ao discutir temáticas tão relevantes para o cidadão, aguçando-lhes o senso crítico ao tempo que também podem fruir um produto artístico de qualidade sem sair de sua comunidade, algo muitas vezes inimaginável, dadas às circunstâncias sociais e econômicas das pessoas da comunidade. Por outro lado, oportuniza também ao artista conhecer as fissuras da cidade, conhecendo-a pelas suas margens, pelas suas periferias e assim poder repensá-la em seus projetos artísticos. Isso sem contar que é uma forma de geração de renda, afinal a realização do projeto se constitui”, afirma.

Com tanta arte e gente boa, fica o questionamento sobre o acolhimento da população com o projeto na região, segundo Teodoryco, o público tem sido muito receptivo às apresentações e tem se impactado com os trabalhos recebidos na comunidade.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas