O Grupo São Gens de Teatro (PE) apresenta o espetáculo “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré” no Sesc Cajuína

Hoje (18), às 19h, o grupo pernambucano São Gens de Teatro apresenta o espetáculo teatral “Narrativas encontradas numa garrafa pet na beira da maré” no teatro do Sesc Cajuína. A apresentação faz parte do projeto Palco Giratório e a entrada é 1kg de alimento não perecível.

“O espetáculo tem como espaço cênico e conceitual o universo do mangue, das palafitas, da maré e a diversidade dos sujeitos e suas narrativas.”

Uma dramaturgia criada a partir da vivência do dramaturgo Anderson Leite na comunidade ribeirinha Ponte do Pina (Recife), onde o autor e sua família encontram a subsistência de sua rede familiar por meio da pesca artesanal de marisco e sururu. Embebido das narrativas que atravessam o autor, os seus e os que partilham daquele espaço para morada e/ou sustento, o dramaturgo e encenador dá vida a uma montagem que discute temas como homofobia, estupro, assédio, machismo, violência policial, racismo e vulnerabilidade social.

O Grupo São Gens de Teatro possui 13 anos de atividades artísticas e desde o berço encontra nas margens os sabores e insumos para criação de seus trabalhos cênicos. Oriundo de projeto social em escola pública, o grupo, fundado em 2009 por Anderson Leite, que desde a criação assume a dramaturgia e direção do coletivo, desenvolve uma pesquisa continuada intitulada “POÉTICà MARGEM”, sendo a poética das populações marginalizadas a base do estudo. Ao longo dos anos, o grupo, formado em sua maioria por jovens pretos, pobres e periféricos, vem desenvolvendo, em suas dramaturgias e encenações, obras que pensem a margem sob a ótica dos marginalizados, por entender que esse caminho estético e conceitual é um ato políticosocial de extrema necessidade para a sociedade contemporânea.

O Palco Giratório

O projeto existe desde 1998 com o intuito de promover a circulação de espetáculos de teatro, dança e circo produzidos em todas as regiões brasileiras. E a ideia é promover o diálogo entre as regiões, além de levar discussões e arte para os diferentes públicos brasileiros. Segundo o Sesc, em 2023 o projeto acentuou a representatividade das cinco regiões do país, a presença de obras produzidas por mulheres, a diversidade e a importância das cenas negras e a busca e a valorização da ancestralidade indígena na cultura e na identidade brasileira.

Ficha técnica
Dramaturgia e encenação: Anderson Leite
Elenco: Anderson Leite, André Lourenço, Cristiano Primo, Fagner Fênix, HBlynda Morais e
Monique Sampaio
Direção musical: Arnaldo do Monte
Figurino: André Lourenço
Cenário e iluminação: Anderson Leite
Operação de luz: Cristiano Primo e Grupo
Operação de som: Cristiano Primo e Grupo
Adereços: Anderson Leite e André Lourenço
Produção cultural: HBlynda Morais
Realização: Grupo São Gens de Teatro

 

Local: Teatro do Sesc Cajuína

Horário: 19h

Classificação: 16 anos

Entrada: Ingresso solidário (1 kg de alimento não perecível)

 

Fonte: Sesc

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas