FestLuso faz homenagem a Afonso Miguel, o pioneiro do teatro de bonecos piauiense, e traz três espetáculos

espetáculo mamulengo pelo mestre Afonso Miguel – Foto Chico Luiz

 

Pela primeira vez na história de quase 15 anos do Festival de Teatro Lusófono, o FestLuso Teresina – PI (@festluso_oficial) terá uma programação voltada especialmente para o teatro de bonecos ou mamulengo, uma das mais genuínas expressões cênicas e eixo cultural nordestino, sendo patrimônio imaterial brasileiro. O professor, mestre Afonso Miguel Aguiar, que dedicou a vida ao teatro de bonecos, será homenageado no FestLuso (Festival de Teatro Lusófono) este ano. Afonso Miguel, que viajou o mundo e é referência em teatro popular de bonecos, morreu em 2019, e deixou um legado de amor e dedicação a arte de mamulengo. A programação vai acontecer no Parque da Cidadania, no centro de Teresina.

Foto de Afonso Miguel mestre do teatro de bonecos do Piauí.
Afonso Miguel – mestre do teatro de bonecos do PI

Serão três espetáculos, de 25 a 27 de agosto, voltados para públicos de todas as idades. Mestre Afonso Miguel, como era conhecido, criou em 1975 o Teatro de Bonecos Mamulengo Fantochito, levando, portanto, a sua arte para milhares de pessoas por mais de 40 anos. Ele mesmo criava os bonecos e também dirigia os espetáculos que se apresentaram em vários estados do país e ainda passou pela Europa, em países como Portugal, Espanha, Holanda, França e Bélgica. Ele faleceu no dia 22 de abril de 2019, aos 62 anos.

Mestre Afonso Miguel nos deixou, mas sua arte continua viva. Prova disso, é um dos espetáculos do festival envolvendo atores e marionetes. “A Flor do Mamulengo”, do grupo O Mamulengo Água de Cacimba, de Olinda, Pernambuco, se apresentará no dia 27 de agosto, às 17h30, para todos os públicos. O mais interessante do grupo é que nasceu a partir do acervo de Afonso Miguel deixado como herança para uma de suas filhas, a pernambucana Mariana Acioli, que, a partir da morte do pai, começou a dar continuidade a a essa forma de artes, envolvendo atores e fantoches ou bonecos.

Mariana Acioli e Allan de Freitas formam o elenco da peça, na qual os bonecos apresentam cenas poéticas da vida e do trabalho no campo. O enredo encena o cotidiano familiar do vaqueiro Benedito, da agricultora Joaninha e de Dona Prazeres, parteira que vem ajudar o filho do casal a nascer. A personagem é uma homenagem a Maria dos Prazeres de Souza, parteira e enfermeira obstétrica, patrimônio vivo do estado de Pernambuco.

Outro espetáculo no Parque da Cidadania será “O casamento de Zé Pretinho”, da Cia. Mamularte, de Teresina, no dia 25 de agosto, às 17h30. Depois de muito tempo fora da sua terra, Zé Pretinho volta para casa para se casar com Mariazinha do Pé Roxo, filha do coronel Zeca Leão, rico fazendeiro. Zé Pretim sabe da sua condição social e procura de todas as formas agradar ao pai da sua noiva, que não permite o casamento. A peça tem coordenação e direção de Frank Mamu. Manipuladores: Frank Mamu, Gab riel, Antônio (Toin) e sonoplasta de Gabriel.

O terceiro espetáculo da programação é “As aventuras de Cassimiro Coco”, da Companhia Calunga de Teatro de Bonecos, de Teresina. A peça será no dia 26 de agosto, às 17h30. A história traz a dramaturgia atravessada pela poesia popular, com rimas e músicas entoadas na entrada e saída de personagens como Cassimiro Coco, Rosinha, a cobra, o lutador Rodrigão e tantos outros. Cassimiro é um herói negro e vaqueiro, que traz em sua fala a sabedoria do povo nordestino e suas estratégias de sobrevivência no mundo. O texto e direção é de Chagas Vale; manipulação e vozes: Chagas Vale e Talita do Monte.

A obra artística do mestre Afonso Miguel influenciou uma geração de artistas e o público que se encanta com essa expressão teatral e reúne diferentes linguagens e técnicas do teatro de bonecos: mamulengo, ventriloquia, marionetes e bonecos gigantes. Por isso, mais que necessária e merecida essa homenagem.

O FestLuso Teresina 2023  está com a programação completa com vários espetáculos, shows e oficinas e acontecerá de 21 a 17 de agosto em Teresina. O evento tem realização do Grupo Harém de Teatro. Patrocínio: Equatorial Piauí, por meio da SIEC; Secretaria de Estado da Cultura do Piauí – SECULT e Governo do Estado do Piauí. Apoio: SESC. Produção: Navilouca Produções. Todas as apresentações são gratuitas, sendo necessário apenas levar um quilo de alimento não perecível a ser doado ao Programa Mesa Brasil, do Sesc.

 

Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas