Hoje inicia a 9ª edição do JUNTA FESTIVAL: DANÇA E CONTEMPORANEIDADE

O Festival internacional tem em sua programação espetáculos de dança e rodas de conversa, com a presença de artistas locais, nacionais e internacionais

 

A 9ª edição do “JUNTA Festival: Dança e Contemporaneidade” acontece entre os dias 24 e 29 de outubro, em Teresina, nos teatros e espaços culturais conhecidos da cidade. O evento, que tem a dança como elemento principal, é feito para todos os públicos, e para quem acredita na potência dos encontros que a arte provoca.

Com trabalhos originários da França,Suíça e de diversos estados do Brasil, a nova edição do único festival internacional de dança do Piauí também receberá a bailarina e coreógrafa brasileira Lia Rodrigues, considerada atualmente pela crítica internacional como uma das maiores artistas da dança. Com o premiado e elogiado trabalho “ENCANTADO”,  nesta edição do Festival, Lia irá transitar entre instâncias, tempos e espaços que habitam a performatividade.

 

Entre os artistas locais, estará o piauiense Marcelo Evelin, com o espetáculo “Ai, Ai, Ai”, de 1995. Neste trabalho, o bailarino, coreógrafo e pesquisador faz um verdadeiro acerto de contas com o seu passado. A pesquisadora, professora e crítica da dança, Helena Katz, descreveu a obra como “Uma viagem poética às raízes afetivas de um bailarino e coreógrafo brasileiro há muito tempo longe de seu país”. O solo usa até hoje os elementos originais desde sua estreia.

Com apresentações de dança, lounge, batalha de Vogue e lojinha do Festival, a 9ª edição do JUNTA possui um cronograma distribuído em 4 locais: Complexo Cultural Clube dos Diários, Theatro 4 de Setembro, Parque da Cidadania e Sesc Cajuína.  A partir da dança contemporânea, a edição também conta a BUCHADA, uma roda de conversa aberta que propõe reflexões e questionamentos sobre o mundo e a dança.

 

Criado e dirigido em conjunto pelos artistas Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves, o festival articula as variadas possibilidades de fazer e pensar a Dança, bem como valorizá-la enquanto área de conhecimento e instrumento de transformação social.

Propondo reflexões e questionamentos sobre o mundo e a arte, Janaína Lobo diz que o evento é ponto de efervescência para práticas inovadoras, possibilitando a presença de espetáculos e artistas que normalmente não chegam ao estado do Piauí. “O festival cria um ambiente de aproximação da dança com as pessoas, contribuindo com a formação artística e com a formação de público para a dança”, diz a codiretora do JUNTA.

 

A presença do Festival traz à tona a importância de políticas públicas destinadas à Cultura, o fortalecimento da economia local, além do destaque das narrativas históricas e  sociais. “O JUNTA projeta nossa cidade e o nosso estado para o âmbito nacional e internacional gerando uma imagem positiva de Teresina, repercutindo assim no crescimento e desenvolvimento da dança”, diz Janaína Lobo.

 

Todos os ingressos podem ser retirados através da plataforma Sympla, que devem ser apresentados na entrada de cada atividade juntamente com a doação de 1kg de alimento não perecível.

Clique aqui e garanta seu ingresso

SOBRE O JUNTA:

 

É um festival-obra criado e dirigido a seis mãos pelos artistas Janaína Lobo, Datan Izaká e Jacob Alves. Em sua 9ª edição, é um festival consolidado e um dos importantes eventos artísticos do estado, por ter público de Teresina e de todo o país, e conta também com parcerias internacionais como a Fundação Pro Helvetia (Suíça) e o Consulado da França no Brasil. É um ponto de contato com trabalhos que são referências de pensamentos e modos contemporâneos de fazer dança no mundo, além de servir de plataforma para o fomento da produção artística local.

 

Fotos: IÚLTIMA EDIÇÃO DO FESTIVAL, EM 2022  (CRÉDITDOS: Ascom JUNTA Festival)

 

Programação

Confira a programação:

Terça-feira (24/10)

  • 19h – (Sesc)

Encantado – Lia Rodrigues Cia de Danças (RJ)

  • 20h30 – (Theatro 4 de setembro)

Générations – Cie R.A.M.A – Fabrice Ramalingon (FR)

  • 22h – Galeria Clube dos Diários

Baile Afrosamurai

 

Quarta-feira (25/10)

  • 17h – (Sesc)

Buchada 1 – Curadoria e Produção No Tempo Agora: urgências e diálogos. Sônia Sobral e Gabi Gonçalves Mediação: Jacob Alves

  • 19h – (Sesc)

Ai Ai Ai – Marcelo Evelin (PI)

  • 20h30 – (Theatro 4 de setembro)

Ponha Os Olhos em Mim – Luzia Amélia (PI)

  • 22h – Galeria Clube dos Diários

Lounge

 

Quinta-feira (26/10)

  • 17h – Galeria Clube dos Diários

Buchada 2 – O Tempo na Feitura da Dança: encontros e gerações.

  • 19h – Galeria Clube dos Diários

Sementes de Cabaça – Grupo Afoxá (PI)

  • 20h30 – Galeria Clube dos Diários

B-R-O Ball – Casa di Menina (PI)

  • 22h – Galeria Clube dos Diários

Lounge

 

Sexta-feira (27/10)

  • 17h – Galeria Clube dos Diários

Buchada 3: tempo das mulheres

  • 19h – Galeria Clube dos Diários

Exibição Camellia – Fernanda Silva (PI) – Sala Torquato Neto

  • 20h30 – Galeria Clube dos Diários

Cavalas – Alana Falcão e Nabi Brandão (BA)

  • 22h – Galeria Clube dos Diários

Show Boi de Piranha

 

Sábado (28/10)

  • 16h – Parque da Cidadania

A Journey of Moving Grounds – Nicole Morel e Lea Robson – Suíça

  • 17h – Parque da Cidadania

Involuntários da Pátria – Sônia Sobral (SP) e Fernanda Silva (PI)

 

Domingo (29/10)

  • 16h30 – Clube dos Diários

Bate papo com Sônia Sobral (SP) – O que é próprio da linguagem artística.

  • 18h30 – Clube dos Diários

Jérôme Bel – Jérôme Bel (FR)

  • 20h30 – Clube dos Diários

Preta Rainha- Wilemara Barros (CE)

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas