Cabo das Tormentas

Por essas semanas ouvi uma das mais interessantes metáforas dos últimos tempos. Foi um querido amigo quem me disse, em meio a uma dessas conversas que a gente tem quando o álcool vai bem mas a vida anda mal. 

Geralmente são questões existenciais que abatem, viram a gente ao avesso e fazem a gente se perguntar em que curva perdeu a direção. 

— É que as coisas são assim, Denise, quando a gente chega nessa nossa idade, entre os 35 e 40, 45, a gente chega no Cabo das Tormentas. 

— Cabo das Tormentas? 

— Você sabe, deve lembrar das aulas de história. 

Enquanto meu amigo explanava eu tentava lembrar em que local do mapa fica esse canal. Em uma rápida busca no Google encontrei: no sul da África, na cidade do Cabo. Na época das grandes navegações acreditava-se que lá era a metade do caminho para as Índias. O lugar recebeu esse nome por causa das violentas tempestades que abatiam a região. Nesse instante parei de ler e voltei a acompanhar meu amigo em suas reflexões. 

— Pois é por isso, Denise, que os índices de divórcios, mudanças de carreira, mudanças de residência, tudo isso é mais comum em pessoas da nossa idade. A expectativa de vida do brasileiro diz que aos 40 estamos na metade da nossa vida. 

— Entendi. Você pensa sobre isso? 

— Todo mundo pensa. 

De fato, todo mundo pensa. Quem nunca parou para analisar se fez as escolhas certas? Quem sabe se tivesse feito outro curso, ou ido morar em outra cidade, assumido outro emprego, se tivesse casado com outra pessoa, ou permanecido solteiro. Mas, como ouvi um professor da Universidade dizer uma vez, na história não existe “se”, e o que é a nossa vida senão uma história em que somos o protagonista? 

— Você sabe que essa região mudou de nome, não sabe? 

— Cabo da Boa Esperança. 

— Se é um tormento chegar na metade da vida sem saber se fizemos as escolhas certas, podemos ter a esperança de acertar na outra metade. 

— É uma boa forma de pensar. Quase otimista, nem combina com você. 

— Estou no meio da minha caminhada, amigo. Trocando os calçados, fazendo mudanças.

 

Tem alguma história para partilhar comigo? Eu vou adorar saber. Sobre qualquer assunto, os felizes e tristes, de famílias, amantes, amigos, festas, morte, paixão ou doença. Tudo vale. Posso garantir uma escuta atenta e forte.

E-maildeniseverasletras@gmail.com

Instagram@deniseveras1

Imagem: “Cabo da boa esperança, Tirar o fôlego, Azul”. De utilização gratuita. Disponível em: https: https://pixabay.com/pt/photos/cabo-da-boa-esperan%C3%A7a-tirar-o-f%C3%B4lego-1219202/

Total
0
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas