O Comunismo e o Surrealismo Tomam Conta de Teresina em Exposição de Arte Provocativa

No próximo dia 23 de novembro, às 19h, no Centro Cultural do Centro (@centroculturaldocentro) , o artista visual Edilberto Sobrinho (@edilbertosobrinhoarte) apresentará ao público a “Exposição Comunista”. O evento promete não apenas deslumbrar os amantes da arte, mas também desafiar os limites do convencional com performances, danças e muita provocação, unindo elementos que o artista mais gosta de fazer: blasfemar, fazer críticas sociais e criticas ao moralismo.

Edilberto Sobrinho, conhecido por suas obras marcantes e provocativas, destaca-se não apenas pela técnica, mas pela coragem em explorar temas que muitas vezes são considerados tabus. Sua exposição, além de abordar o comunismo, mergulha em um universo surrealista que mescla arte sacra com elementos de satanismo, blasfêmia, sexualidade homossexual, genitálias masculinas e referências à cultura pop.

 

A escolha de Sobrinho por utilizar lápis grafite para a execução de suas obras adiciona uma camada de complexidade à sua arte. A sutileza do grafite contrasta com a intensidade dos temas abordados, criando uma tensão visual que convida o espectador a refletir sobre as dualidades presentes na sociedade contemporânea.

A abertura da exposição não será apenas visual, mas também sensorial. Performances ao vivo e apresentações de dança complementarão as obras expostas, proporcionando uma experiência única e imersiva para os visitantes. A fusão entre a expressão artística e o ativismo político-cultural cria um espaço onde as fronteiras entre o espectador e a obra são diminuídas.

 

Em entrevista, Edilberto Sobrinho destaca que a exposição satiriza as principais fakenews pregadas pela extrema-direita na conjuntura política recente e a sua maior inspiração foi a revolta, mas não sobre a oposição, pois todos temos o direito de contestar, até porque a democracia se faz com a pluralidade. O que, de fato, revoltou foi o excesso de desinformação e o uso dessa desinformação para seduzir o eleitor menos atento.

 

“O destino do país, com mais de 214 milhões de pessoas, foi decidido com base em lorotas absurdas e não importa quantas provas você apresente desmistificando as mentiras, elas não vão mudar. O que nos resta então? Mangar e debochar.”

 

Edilberto mostra a importância de abordar temas controversos em suas obras, principalmente para apontar como a arte é uma ferramenta poderosa para questionar e desafiar a norma.

 

“A democracia foi arriscada e muito por conta do fanatismo sobre a figura do Bolsonaro. De milhões de pessoas seguirem tudo o que ele falava sem o mínimo de senso crítico. Ainda mais com o apoio de milhares de pastores ao redor do nosso país, que reforçavam toda essas histórias com “visões proféticas”. A única coisa que nos salvou mesmo foi a falta de apoio internacional para o golpe, pois se isso tudo tivesse acontecido no mesmo ambiente político de 1964, com o aval dos EUA, a gente tinha se ferrado”, completa.

A exposição é destinada exclusivamente a maiores de 18 anos, é gratuita e permanecerá aberta até o dia 26 de novembro no Centro Cultural do Centro, localizado na Rua Lizandro Nogueira, 1406, Centro (Sul), Teresina-PI.

Um iconoclasta assumido, conheça o artista:

Tendo como sua principal técnica o desenho com lápis grafite e como principal temática a mistura de obras sacras com elementos profanos, Edilberto Sobrinho foi licenciado em Educação Artística pela UFPI em 2009 e começou a se lançar no cenário artístico piauiense em 2017, ao ser um dos 50 artistas escolhidos do estado no projeto “SESC Confluências”. No mesmo ano, foi idealizador e um dos organizadores da Exposição de Arte Alternativa Piauiense, que aconteceu na Casa da Cultura de Teresina, um coletivo que selecionava trabalhos de artistas locais considerados “fora do padrão” pelas grandes galerias. Sua segunda edição aconteceu em 2019 e conseguiu ser um sucesso maior de público do que a primeira. Teve a sua primeira exposição solo em 2019, intitulada de “Ave Maria”, que aconteceu na Galeria Louvre Tattoo, e agora, em 2023, terá a sua segunda, a “Exposição Comunista!”, que acontecerá no Centro Cultural do Centro, além de ser usualmente convidado a participar de eventos undergrounds em Teresina com seus trabalhos.

 

Saiba mais:

www.edilbertosobrinho.com

Dia: 23/11/2023

Horário: 19h

Local: Centro Cultural do Centro

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas