Hoje, dia 3, faleceu o professor, pensador, ativista e escritor piauiense Nego Bispo

Ilustração: Michael Henrique

Hoje, dia 3, faleceu o professor, pensador, ativista e escritor piauiense Nego Bispo que completaria 64 anos em 10 de dezembro. 

Antônio Bispo dos Santos nasceu em 1959 no vale do Rio Berlengas, Piauí. Lavrador, formou-se com os saberes de mestras e mestres do quilombo Saco Curtume, no município de São João do Piauí, e foi o primeiro de sua família a ser alfabetizado. Desde cedo teve que desenvolver a habilidade de traduzir para a escrita a sabedoria de seu povo e mediar as relações com o Estado, cuja violência se manifesta, também, pela invalidação da oralidade.

Como liderança, atuou na Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (Cecoq/pi) e na Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). Sua atuação política nos movimentos de luta pela terra ancora-se na cosmovisão dos povos contracolonizadores. 

Destacou-se na defesa dos direitos das comunidades quilombolas, questões agrárias e da relação entre humanos e natureza. 

Atuou de forma fervorosa na educação, principalmente motivado pela necessidade de lidar com correspondências da comunidade, isso fez despertar o seu interesse pela escrita poética. 

Tinha o ensino fundamental completo, além de ser  membro ativo da CECOQ/PI e CONAQ. Bispo deixou um legado literário significativo, incluindo vários artigos, poemas e do livro Colonização, Quilombos: modos e significações (unb/incti, 2015), além de coordenador da coleção Quatro Cantos (n-1 edições, 2022). Na revista piseagrama publicou os ensaios Modos quilombolas (2016) e Somos da terra (2018). Tem realizado palestras, conferências e cursos por todo o Brasil. É professor convidado do Encontro de Saberes da unb/incti e da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG.

Fonte: Ubueditora

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas
Leia mais

Genu Moraes

Formidável era ela! Escritora e jornalista Maria Genovefa de Aguiar Moraes (1927-2015), mais conhecida como Genu Moraes. A…