Com obra musical publicada, Betto Ribeiro se tornará o primeiro Mestre Cavaquinista do Piauí

Foto de Betto Ribeiro tocando cavaquinho em um palco, ele é um mestre Cavaquinista do Piauí. Fundo preto.

 

O teresinense Betto Ribeiro (@ribeirobetto), atua há décadas no universo musical, com um talento diversificado, o cavaquinista apresentou o EP Cavaquiando Sonoridades, seu primeiro material digital publicado ainda na difícil fase da pandemia no ano de 2021. E em breve, o artista se tornará o primeiro Mestre Cavaquinista do Piauí.

“Ingressei no mestrado na turma de 2023 no PROMUS, um programa de mestrado profissional da UFRJ, na atual turma só temos dois nordestinos e os dois são de Teresina, eu e o meu amigo Wellington Torres e no caso do programa, além de você fazer uma dissertação, temos que apresentar um produto. Então o meu produto escolhido será arranjos para cavaquinhos solos de sambas e choro”, disse Betto Ribeiro.

Betto idealizou a obra “Cavaquinho módulo avançado 1” em sua vivência como professor, esse material é fruto de suas experiências com os alunos mais avançados de Teresina. O material aborda o repertório de samba, trabalha conteúdos de teoria, harmonia, de rearmonia, de acordes, diagramas de acordes em várias posições.

Ressaltando a importância da inclusão e acessibilidade, a obra conta com ícones e a parte textual está toda gravada e organizada para quem tem baixa visão, além de vídeos complementares das atividades. “O material é bem completo e provavelmente é um material mais inédito do Brasil não existe esse formato por aí ainda, você pode procurar que você não vai encontrar para cavaquinho”, afirma o instrumentista.

Betto publicou um vídeo de lançamento e apresentação da obra em seu canal no YouTube, além de investirem estratégias do marketing digital, onde organiza seu novo produto em plataformas de marketing, como a Hotmart.

Ficha do material

Trata-se de um material em formato digital com ícones clicáveis, material em formato digital contendo cifras, partituras, diagramas dos acordes, vídeos demonstrativos das partes separadas das músicas disponibilizadas através de links. Traz o que há de mais relevante para ensino do cavaquinho, como: harmonias, rearmonização por meio da adição de tensões, acordes substitutos, dominantes secundários, dominantes estendidos, diminutos de passagem e muito mais. O material é fruto de 20 anos de experiência e calcado nas necessidades do músico criativo e consciente.

O Cavaquinista

Natural de Teresina Betto Ribeiro é um músico atuante há quase 20 anos, onde desenvolve trabalhos com grupos de Samba, Pagode e Choro além de trabalhar como professor de música, diretor, arranjador e produtor musical. Como musicista já se apresentou em vários festivais de músicas pelo Brasil representando o Piauí como no festival internacional de choro em São Pedro (SP), no Circuito BNB de Cultura Fortaleza, no Festival Mel e Cachaça São Pedro Ceará dentre outros.

Formado em licenciatura em música pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialista em Educação pela Faculdade de Roraima, nas áreas de teoria geral da música, e em Bandolim e Cavaquinho em escolas de música de Teresina.

Em 2021, gravou o seu primeiro trabalho instrumental intitulado “Cavaqueando Sonoridades”, produzindo todos os arranjos, direção musical e produção geral, contando com participações de amigos como Bruno Moreno (bateria e pandeiro), Júlio César (percussão geral), Inácio Botelho (acordeon), Wellington Torres (violão), Paulo Dantas (contrabaixo elétrico, edição, mixagem, masterização e produção executiva), contou também com participação de seus ídolos Betto do Bandolim, Henrique Cazes (cavaco, solo), Rogério Caetano, (violão sete cordas). Disponível em todas as plataformas de música.

Atualmente é Mestrando em Educação pela Faculdade Iberoamericana FUNIBER e Mestrando em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ.

 

Quer conhecer mais sobre o cavaquinista Betto Ribeiro? Leia os demais textos que temos sobre o músico aqui na Geleita. Quer saber mais do que tá acontecendo pelo Piauí? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas