Conheçam A Volta da Jurema: o novo som do litoral

 

A Volta da Jurema é uma banda nova formada por músicos experientes da cidade Parnaíba. Uma galera que já tocou com Scud, Cabesativa, Phunkbuda, Corvo, Morbid Whisper e outros projetos autorais da região.   O Piauí é um lugar que conta com muitas bandas de Rock, Metal e Punk Rock, porém, a banda nasceu para se aventurar em um estilo pouco disseminado por aqui: o Hardcore. Esse tipo de som é representado nacionalmente por bandas como Dead Fish, Adivite, Pense e popularmente, o CPM22. Apesar de muito ligado ao Punk, este tipo de som ganhou notoriedade nos anos 90 nos videos de surf e skate californiano de bandas como Pennywise, Descendentes e Bad Religion.

A banda é formada por Felipe Barbosa no vocal, Murilo Guerra na guitarra, Artur Fontenelle no baixo e Fábio Nasc na bateria. O baixista Artur Fontenelle ressalta sobre o processo de criação do projeto.

“A maioria das bandas começa a tocar, compor e realizar alguns shows para assim ganhar entrosamento, entrar em estúdio e gravar. Nós fizemos o caminho inverso. Primeiros pensamos a respeito do estilo e da temática da banda. Queríamos um som rápido, contestador, porém que soasse mais aberto a um público mais popular, daí veio a ideia de tocar Hardcore. Começamos a compor as bases ouvindo muito Pennywise, NOFX, Descendents e outras bandas do estilo e a partir daí começamos a criar as letras. Graças a experiência dos músicos em estúdio, criamos todas as músicas e gravamos as guias antes de realmente partir para os ensaios, ou seja, ganhamos muita qualidade e consistência nesse processo pois quando chegamos para tocar a coisa aconteceu naturalmente. Já tocamos juntos há quase 10 anos e o entrosamento já é algo que faz parte da nossa amizade e dia a dia”, disse.

Volta da Jurema é um termo tipicamente piauiense, Artur afirma que a criatividade da criação se deu por se tratar de um trecho que propõe uma reflexão de intensidade e força.  “Precisávamos de um nome que fosse forte e com força local. Juntamos inúmeras ideias e Volta da Jurema foi o nome que mais despertou atenção. Inspirado no trecho mais perigoso da BR 343. Uma singela reflexão sobre a importância de vivermos intensamente, porém com cuidado para não capotarmos na próxima curva, sobre o acaso, sobre perdas e superações. As letras, além de criar uma fotografia da realidade social de forma contestadora e sarcástica, traz um ar de acolhimento, superação, inspiração e trechos que as pessoas poderão se identificar e buscar dias melhores para suas vidas. Já são 11 músicas prontas que serão lançadas ao longo do ano no formato de singles com participações de nomes da música local e de outros lugares do país”, afirma.

Segundo o baixista, o single de estreia deveria ser impactante por ser a primeira aparição da banda depois de um ano de trabalho escondido em estúdio. Novamente, a banda precisava de algo que representasse o Piauí e ao mesmo tempo pudesse ter um apelo que será digestivo pela galera de fora.

“Melhor que Paris é um termo conhecido entre o povo do Piauí e cabe perfeitamente à proposta da banda que, faz uma provocação sarcástica sobre o real cenário social. Enquanto o Piauí e o Brasil como um todo vivem um espectro de enorme desigualdade e problemas sociais extremamente impactantes, somos vulneráveis a lidar com esse tipo de colocação por parte de quem realmente tem a responsabilidade de cuidar da população. Com letras inteligentes e provocativas, a Volta da Jurema questiona se realmente estamos ‘Melhor que Paris’ no primeiro single que conta com a masterização do guitarrista Rafael Bombeck, ex Pavilhão 9. Para tentar alcançar voos maiores, a banda tem o apoio da Underdose, assessoria do triângulo mineiro e da JZ Assessoria de São Paulo”, disse.

O single lançado por meio de um clipe filmado na praia da Pedra do Sal e conta com um elemento surpresa que faz jus ao termo “Melhor que Paris”. Confira o CLIPE CLICANDO AQUI.

E dia 25 de fevereiro a banda estreia ao vivo no Studio Nasc Pub ao lado da banda Ossos do R. Grande do Sul.

Um som no qual mexe com seu público e provoca inspirações, manter a pegada e o estilo, também tem sua relevância para a arte local.

“Como toda arte e contracultura, a banda tem o objetivo de questionar, provocar contestações e reflexões. Trazer um estilo que não é muito abordado para a região faz com que novas portas se abram para o cenário musical local. Mais valioso ainda é quando esse estilo ganha adornos regionais e são entregues para outros lugares do país; uma forma de apresentar nossa realidade e contribuir para fomento da cultura local. A Volta da Jurema tem a proposta de ir além da música, agregando a questão de uma arte de capa bem feita, um clipe de qualidade, um show com começo, meio e fim, são formas de mostrar a maturidade artística da região. O Piauí é um lugar repleto de artistas competentes e criativos, a banda quer fazer parte dessa turma que faz a cultura local acontecer”, disse, Artur.

Ficha Técnica:

Lançamento do clipe “Melhor que Paris”: 20 de fevereiro

Estreia da banda ao vivo no Studio Nasc Pub: 25 de fevereiro

Volta da Jurema é um clipe Barbosa no vocal, Murilo Guerra na guitarra, Artur Fontenelle no baixo e Fábio Nasc na bateria.

Instagram @voltadajurema

Facebook @voltadajurema

A banda é parte do cast Solar6Votz, selo do Fábio Crazy (Narguilé Hidromecânico) e Nevi Lunes (Ultrópico Solar).

Fotos por Ícaro Ferreira.

MELHOR QUE PARIS: Gravado em Parnaíba-PI entre Outubro de 2023 e Janeiro de 2024.

Letra: Artur Fontenelle e Felipe Barbosa

Composição: Volta da Jurema

Captação e mixagem: Murilo War

Masterização: Rafael Bombeck

Selo: Solar 6 Voltz

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas