Modo escuro Modo claro

Documentário sobre mulheres com hanseníase é exibido no Piauí

O documentário em curta-metragem “Entrelaçadas: Vozes que Ecoam” será exibido nesta sexta-feira (23), às 9h, durante a Feira Literária da Diversidade, Raça, Etnia e Gênero (Flid). O curta, dirigido por Alisson Carvalho e roteirizado por Fabio Solon, trata sobre a vida de mulheres que convivem com a hanseníase em Teresina (PI).

A partir de relatos pessoais, a obra denuncia o abandono, a discriminação e a violência estrutural enfrentados por essas mulheres — não apenas no município, mas em todo o país.

Patrocinado

Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a doença afeta o sistema nervoso e a pele e tem cura, mas é crônica, infecciosa e contagiosa.

Na obra, a partir de relatos pessoais, é evidenciado como o preconceito persiste mesmo após a cura da doença, o que mantém estas mulheres à margem da sociedade.

O filme faz parte do estudo científico “Construção de mapas de evidências para doenças de determinação social”, promovido pelo CIATEN/UFPI, com apoio do CNPq e do Ministério da Saúde. A obra foi exibida no dia 7 de maio no plenário da Câmara Municipal de Teresina.

Adicionar um comentário Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem anterior

"Flashback: o musical" leva o público a uma nostálgica viagem aos anos 80

Próximo Post

Vicente marcou nossa vida com seu sorriso

Patrocinado