Modo escuro Modo claro

Junina Explosão Estrelar vence Estadual de Quadrilhas com tema sobre o ‘Bumba Meu Boi’ do Piauí

Foto: Arquivo Pessoal

Com a noiva entre a vida e a morte, o noivo lança um pedido aos céus: promete a São João que, se sua amada se recuperar, ele criará um boi em forma de gratidão. A prece é atendida, e nasce ali não apenas um boi, mas um espetáculo que costura fé, promessa e cultura popular. É com esse enredo que a Quadrilha Junina Explosão Estrelar encantou o público e conquista o título de campeã do 31º Festival de Quadrilhas Juninas da Cidade Junina e também do XV Festival Estadual, realizado no último fim de semana, em Parnaíba.

Com origens que se entrelaçam nos bairros da zona Sudeste e da zona Leste de Teresina, a Explosão Estrelar surgiu em 2014 da fusão de dois grupos. Hoje, são 75 integrantes unidos pela paixão em manter viva uma das manifestações culturais mais vibrantes do Nordeste. O grupo representará o Piauí no Festival Nordestão, promovido pela União Nordestina de Entidades Juninas (UNEJ), que acontece em Açailândia, no Maranhão, e o Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas, em Canaã dos Carajás, no Pará.

Fiel ao compromisso de exaltar as raízes piauienses, a quadrilha escolheu, este ano, trazer à cena o Bumba Meu Boi — uma tradição com raízes piauienses. “A gente está trabalhando nessa temática falando do Bumba Meu Boi do Piauí que essa tradição nossa está acabando e nós como piauienses precisamos valorizar e manter viva essa tradição”, revela Alisson Oliveira, membro e marcador da quadrilha.

Patrocinado

A proposta do tema partiu de Eduardo Guimarães, projetista do grupo, e ganhou corpo sob a direção artística e coreografia de Jeciane Sousa. A jornada foi longa e desafiadora. Foram seis meses de ensaio, criação de figurinos, construção de cenários e muita persistência. “Foi uma preparação muito complicada, porque como sempre, para se fazer junina aqui no Piauí é muito complicado. Integrantes que não querem mais dançar, o financeiro que é muito difícil, tempo de ensaio que é muito pouco. Enfim, muitas coisas que a gente venceu para poder chegar a ser campeão estadual e do Cidade Junina”, desabafa a presidente da quadrilha, Cleide Viana.

O esforço coletivo foi reconhecido não só com os títulos, mas também nos destaques individuais. Jeciane Sousa, além de coreografar o grupo, brilhou como Rainha e conquistou seu pentacampeonato no Festival Estadual. “Esses reconhecimentos mostram que o trabalho em equipe é super importante. Então, mostra para a gente que nós temos muitos talentos que se destacam, além do grupo, que se destaca também como um todo. Mas os nossos destaques também têm o seu reconhecimento”, ressalta Alisson.

Para Alisson Oliveira, o trabalho da Explosão Estrelar vai além do espetáculo: é uma forma de manter as tradições populares. Ao escolher o Bumba Meu Boi como tema, o grupo reforça a importância de manter vivas a identidade do povo piauiense. “E a gente está pegando a temática do Bumba Meu Boi e estamos caminhando juntos nessa mesma vertente de que a tradição junina precisa sobreviver, assim como a tradição também do Bumba Meu Boi, que é nossa, também precisa sobreviver”, afirma.

Com carisma e presença cênica, a Explosão Estrelar vai além do palco, envolvendo o público em sua energia contagiante. “A gente é muito contagiante e gostamos de contagiar o público. A gente gosta de chamar o público para dançar com a gente. Então, para mim, hoje o que importa mais é o público”, diz Cleide.

Agora, o grupo se prepara para representar o estado nas próximas competições. “Agora a expectativa é fazer muito bonito lá fora, levar o nome do nosso Piauí lá para fora para ser bem representado”, finaliza a presidente.

Adicionar um comentário Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem anterior

Parnaíba recebe o XV Festival Estadual de Quadrilhas Juninas no fim de semana

Próximo Post

Ópera da Serra da Capivara chega à sexta edição com espetáculo inspirado em clássico mundial

Patrocinado