O Festival de Bonecos mais uma vez chega trazendo os melhores espetáculos do teatro de encantamento! Contano tudo, 16 grupos farão parte do evento. A bagaça estará em vários locais da cidade, arreganhando arte, cultura e diversão para todas as idades!
Nesse papoco, alguns grupos já têm história nesse teatro de bonecos, como o Grupo Fantochito, criado pelo bonequeiro e mestre da cultura popular Afonso Miguel Aguiar, surgiu em 1976, em Teresina.
Ô Minha Nooossa! Com o falecimento de Afonso Miguel, em Abril deste ano, o grupo Mamulengo Fantochito continua apapagaiado através de sua filha Mariana Acioli Aguiar, além de Allan de Freitas e Clarisse Torres que irão apresentar o espetáculo FLOR DE MAMULENGO.
O grupo Biboca também estará no 3° Festival Internacional de Bonecos, com o espetáculo Jeca Valentão. Criado em 1981, o grupo é de Teresina e já participou de inúmeros festivais e projetos cênicos, tendo como objetivo de resgatar o teatro de bonecos. Garapaaa!
Já o Teatro de Robertos é uma das tradições mais antigas das representações teatrais e de entretenimento de Portugal. Vitor Costa aprendeu o ofício com seu arretado pai e trás para o Festival internacional de Bonecos o espetáculo Dom Roberto.
Outro grupo, o Mamulengo Fuzuê surgiu em 2007, no Ponto da Cultura, Invenção Brasileira, em Brasília, pelo brincante Thiago Francisco e estará mais uma vez participando do Festival de Bonecos com o espetáculo Bendito, Abençoado e Bendizido.
O Grupo KOSSA NOSTRA nasceu, se criou e cresceu na Província de Misiones, e Argentina, na década de 1990, fundado por Marcelo Reynoso, Basko Ugalde, e Tuni Bóveda.
O grupo se apuluma no Festival de Bonecos, com espetáculo “KRUVIKAS” de esquetes humorísticos e números musicais, em que se cabuetam situações e personagens típicos da cultura do norte da Argentina, onde humor que é fio condutor, e vai associado às vivências cotidianas.
A Cia Mamularte foi criada em 1992, pelo artista Franck Mamu e estará no Festival Internacional de Bonecos, com o espetáculo, “O casamento do Zé Pretim”.
Nos trinques! Nossa arte amuntada no entretenimento, emoção e mangação. Então papais, metam o pé na carreira com a criançada e rumbora curiar esse festival que promete engrandecer a arte e cultura do nosso Piauí.
Curiem a programação:
Casa da cultura – às 9h
CEU Jacinta Andrade – às 16h
Céu Portal da Alegria – às 16h
-Riverside Shopping- às 19h
Escolas Públicas
Espaços Comunitários
Centros Sociais.