Que chique! Teresina ficará ainda mais aprontada com essas lindas homenagens escupidas por Braga Tepi

E aí negrada! Essa é para ficar besta. Teresina ficará mais enfeitada, pois vai ganhar duas esculturas feitas pelo artista Braga Tepi. A ideia é homenagear os grandes poetas H. Dobal e Torquato Neto, além de inspirar leitores, escritores, criar um ambiente para exposições de arte, saraus e manifestações artísticas. Só coisa boa!

Braga Tepi

Quem é Braga Tepi?

O arretado escultor e artista visual mais conhecido como Braga Tepi, nasceu em Buritizinho, zona rural de Teresina. Fez o curso profissionalizante para torneiro mecânico que possibilitou ao artista cabuetar as bases para explorar a arte de moldar metais. Braga Tepi tem no currículo exposições estrondantes como “Molibdênio” (2010), realizada no Shopping Cassino Atlântico e “Alma Vazada” (2012), que aconteceu na Galeria Hrocha, ambas no Rio de Janeiro. Além de ter imendado exposições fora do Brasil, como na Alemanha (2004) e Nova York (2007). O artista também já foi homenageado pelo 18 º Salão de Artes Plásticas de Teresina (2011) e ganhou diversos prêmios locais. As suas obras ultrapassaram fronteiras e encantam o público por onde passam.

Vejam alguns trabalhos do Braga Tepi:

Cunversa! Agora a escultura, que tem três metros de altura por dez metros de envergadura de asas, ficará lá no Museu da Imagem e do Som de Teresina (MIS) com previsão para ser inaugurado no final deste ano. O fuxico para o nome veio do poema de Torquato Neto “Let’s Play That”, onde o poeta fala sobre um “anjo louco, torto” e com “asas de avião” veio lhe visitar.

Então minha gente, Torquato Neto foi um importante jornalista, compositor, cineasta e ator brasileiro. Ele nasceu em novembro de 1944, em Teresina (Piauí). Em 1961 mudou-se para Salvador (BA). No mesmo ano Torquato resolveu deixar Salvador e mudou-se para o Rio de Janeiro, arredou o pé para cursar jornalismo na Faculdade Nacional de Filosofia. Enquanto trabalhava como jornalista Torquato escrevia poesia e música. Ele desenvolveu amizade e trabalhou junto aos arretado(a)s Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia. O artista foi um dos percussores do movimento Tropicalista.

Legenda: Torquato Neto

A obra é uma iniciativa apapagaiada da Semdec tendo a execução por conta da SDU/Leste, que já está realizando a estruturação para receber a escultura do arretado H. Dobal e que ficará na praça da Ponte Estaiada que se chamará Praça H. Dobal. A escultura ficará imendada no espaço da alça direita da ponte.

A escultura foi intitulada de “O Pescador Paciente”  fazendo referência à poesia “Martim Pescador” de H. Dobal. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação ficará responsável pela iluminação do local.

Já Hindemburgo Dobal Teixeira, mais conhecido por H. Dobal nasceu em Teresina. Ele foi poeta, cronista e professor. Bacharel em Direito em 1952, pela Faculdade de Direito do Piauí, foi um dos fundadores do Movimento Meridiano. H. Dobal era funcionário público concursado, aposentou-se como auditor fiscal do Tesouro Nacional. Trabalhou no Rio de Janeiro e em Brasília, também passou por períodos de formação em Londres e Berlim. Deixou uma vasta obra publicada. H.Dobal morreu em maio de 2008, em Teresina, aos 81 anos.

H. Dobal

Ar Maria! Muito linda essa homenagem, eternizando em nossa bela Teresina, uma figura arretada para nossa história, arte e cultura, Salve Anjo Torto! Salve o Pescador Paciente! Salve Torquato Neto e H. Dobal construídos pelas mãos sensacionais de Braga Tepi. Salve o Piauí!

Braga Tepi

 

Fonte: https://pmt.pi.gov.br/2020/02/27/semdec-transfere-escultura-de-anjo-para-museu-da-imagem-e-do-som-de-teresina/?fbclid=IwAR1un2E5hq7BtiN9-RzF2MsgPZ7w6Z6xaz7S2VJNAw_dyCkNwMHQrRg9rZA

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas