Exposição coletiva “Vivências”

A Exposição coletiva “Vivências” é uma mostra das experiências de pesquisa de artistas visuais piauienses que dialogam com a cidade e conta com a participação de Alana Santos, Lourrane Silva, Jasmine Malta, Martins Filho, Lidia Bulgari, Zayze, Cronos e Alisson Carvalho. A mostra de trabalhos ficará disponível durante todos os dias do Festival Rumbora que acontecerá do dia 12 ao dia 15 de março. A entrada custará 15 reais e contará com shows musicais e lançamentos de livros.

A ideia é apresentar um retrato do Piauí na perspectiva dos artistas, que demonstrarão com os seus trabalhos sentimentos, experiências, lugares e aspectos subjetivos de tudo isso que compõe o amálgama que chamamos de identidade piauiense. A exposição também tem como objetivo angariar recursos para o projeto da Geleia Total e apresentar o mais novo local de diálogos artísticos.

Nessa primeira exposição de trabalhos foram convidados artistas que já desenvolvem um trabalho na cidade e que possuem estilos e linguagens bem diversificados. Conheça os artistas:

 

Alana Santos é artista visual e escritora, graduada em Letras-Português e mestra em Estudos Literários pela Universidade Federal do Piauí. Já participou das exposições fotográficas como: “Face Dispersa” (2017), “Espirais ao redor dos olhos iniciam o ciclo do fim” ” (2017), “Exposição de Arte Alternativa Piauiense” (2018), “Tantum Ergo” e “Contato” (2019). Além disso participou das exposições de pinturas: “Exposição de Arte Alternativa Piauiense” (2019), “NarrAtivas” (2019), “Exposição de pinturas na primeira Piauhy Surreal Group” (2019). Alana foi uma das artistas premiada no 4º Prêmio Residência de Criação em Artes Visuais (FCMC) em 2019. A artista atua na organização da Exposição de Arte Alternativa Piauiense e do coletivo Piauhy Surreal Group.

 

Jasmine Malta é natural de Teresina, formada em Letras pela Universidade Estadual do Piauí, Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí, Design de Interiores pelo Instituto Camilo Filho, Mestre em Letras pela Universidade de Pernambuco. Jasmine é também uma das coordenadoras e organizadora do Salão do livro do Piauí (SALIPI), escreveu no blog do Jornal O Dia de 2010 a 2013, além disso já participou de exposições mostrando o seu trabalho com artes visuais e participou de antologias como “Baião de todos” (2016).

 

Lidia Bulgari é artista visual natural de Teresina e cresceu na cidade que deu muitas bases para a construção do seu fazer artístico. Estudou na Escola Popular Madre Maria Villac e atualmente é estudante do curso de Artes Visuais, na Universidade Federal do Piauí. A artista de vinte e um anos está constantemente se redescobrindo e, nesse processo de descobertas, já vivenciou diversas experiências artísticas como a Bienal do Sertão no Museu do Piauí, o concurso “Um rosto para Esperança Garcia”, Expôs na Bienal da UNE em Salvador. Lidia Bulgari participou, também, de duas outras exposições: uma na 6ª edição da Feira do Conhecimento do Madre Maria Villac e outra no 16º Salão do Livro do Piauí.

 

Lourrane Silva nasceu em 25 de fevereiro no município maranhense Presidente Dutra. Radicada em Teresina para estudar, acabou ingressando no curso de Arquitetura e Urbanismo no qual permitiu estagiar em órgãos do município e do estado, como Fundação Monsenhor Chaves, SDU-Centro Norte, SECULT. É artista visual e fotógrafa amadora. Lourrane alia os conhecimentos acadêmicos com as suas criações artísticas fazendo do seu processo criativo uma provocação sobre temas como patrimônio e memória de Teresina. É colunista e integrante da equipe da Geleia Total atuando em diversas áreas.

Zayze é a assinatura artística de Zidane Medeiros que é Cartunista e Chargista. Além disso ele colabora semanalmente com tirinhas no programa Estúdio Interativo da TV Assembleia de Teresina e também é acadêmico de Psicologia.

Raylson Martins, graduando do curso de Artes Visuais – UFPI, iniciou a carreira artisticamente conhecido como Cronos, começou a vida artística no começo de 2017, época que entrou para curso. Seu amor pela arte se transformou e cresceu durante esses anos, se envolvendo com várias linguagens da Arte, como: Desenho, Ilustração, Pintura, Performance, Instalação, Escultura, Poesia, Música, Grafiti, Arte Digital entre outras. Seu trabalho atualmente está ligado a vivência, ancestralidade, corpo identidade, tempo e território.

 

Martins Filho é Técnico em Dança, graduando em Artes Visuais – UFPI, professor do curso técnico em dança da Escola Técnica Gomes Campos, idealizador do estúdio Corpoesiarte.

 

Alisson Matheus Soares de Sousa Carvalho, natural de Teresina, Piauí, é Bacharel em Ciências Sociais (2014) pela Universidade Federal do Piauí.  É escritor e Artista Visual. Já participou da exposição no Festival Piaga e foi selecionado para a Exposição de Arte Alternativa Piauiense que acontecerá em 2020.

Visite a exposição e conheça o trabalho desses artistas!

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas