Websérie “Arte Pública em Teresina” será lançada dia 25 de agosto

Teresina recebeu, ao longo dos anos, das mãos de grandes mestres, artistas, grafiteiras e grafiteiros obras de arte públicas que se configuram como autênticos presentes para uma cidade que não para de crescer. Com lançamento programado para o mês dos 170 anos, o projeto “Arte Pública em Teresina” promete recontar a cidade ao traçar o percurso de obras e artistas que se dedicam a compor a arte na ruas da capital.

A proposta é apresentar, em cinco episódios, perspectivas de uma Teresina atravessada pela vitalidade dos movimentos de ocupação gerados pela expressão artística. Descortinando um cenário vibrante, encantador e caótico, ao revelar intervenções traçadas nas paisagens urbanas de uma cidade com um histórico tão grande de negligência com sua memória e seus espaços. Idealizado pela Associação Amigos da Arte e da Cultura do Piauí (ASSAAC), em parceria com a produtora LabCine Filmes,  o projeto “Arte Pública em Teresina” foi desenvolvido partindo de uma narrativa cronológica, como destaca Renata Fortes (direção/direção de fotografia):

Consideramos aspectos como a temporalidade – com um roteiro que vai desde os precursores – nomes que faziam trabalhos na rua décadas atrás – , a artistas que têm criado em novas mídias e tecnologias – recursos que também possibilitam outra experiência do público em obras interativas, por exemplo. Outro ponto dessa importância dada à temporalidade que consideramos é a própria história da cidade, da sua origem negada aos aspectos de desenvolvimento urbano. Consideramos também marcadores sociais e identitários.

A websérie será lançada ainda nesta quinta-feira, 25 de agosto, em um evento realizado no Club dos Diários. A programação de lançamento vai contar com a exibição do primeiro episódio, um bate-papo sobre a Lei Paulo Gustavo, com a presença da conselheira estadual de Cultura Poliana Sepúlveda, e a apresentação da banda Seu Bregaça, cantando clássicos românticos. Os outros episódios serão lançados a cada semana, exclusivamente pelo canal oficial do Youtube da ASSAAC.

Informações:

Realização: Assoc. Amigos da Arte e da Cultura do Piauí

Produção: @labcine

Patrocínio: Secretaria de Estado da Cultura

Making off: @opoetadaluz

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas