TRISCA#4 traz à Teresina “Cabeção pelo mundo”, performance da tradição brincante

Filha de Antonio Nóbrega, Maria Eugenia Tita apresenta seu personagem lúdico, partindo de ritmos brasileiros e triscando na cultura popular

 

Um boneco? Um mamulengo? Um andarilho? Cabeção, personagem com espírito feminino e jovial da dançarina e pesquisadora Maria Eugenia Tita, desembarca pela primeira vez em Teresina no dia 9 de dezembro. A cultura popular trisca na programação do Festival de arte com criança TRISCA #4 – Aventuras de ficar vivo!

Da tradição dos brincantes – nome dado a artistas populares do Nordeste, geralmente dedicados a folguedos – à pesquisa e aos palcos: Maria Eugenia carrega no sangue uma história afetiva com as danças populares brasileiras. Desde criança participa de espetáculos artísticos com os pais, Rosane Almeida e Antonio Nóbrega, premiados por performances e projetos por todo o Brasil. Nos anos 90, a família fundou o Instituto Brincante, em São Paulo, no qual Tita compõe a equipe pedagógica.

 

Cabeção pelo mundo é uma performance criada por ela em 2019 – embora o personagem tenha nascido em 2005, para celebrar o centenário do frevo pernambucano. Nela, partindo dos passos dos ritmos brasileiros, a figura faz um convite lúdico para a graça e para a dança, envolvendo público e espectadores em uma experiência com o corpo e com a música.

 

“Conhecemos o Cabeção em uma de nossas viagens e pesquisas e achamos que ele tem tudo a ver com o TRISCA”, comenta Layane Holanda, diretora e curadora do festival. “A ideia de brincante é muito forte na cultura popular e traz o que há de mais ancestral sobre a infância, que é o brincar”, completa.

Na sexta-feira, 9, o Cabeção vai dar rolê no Parque da Cidadania, região central de Teresina, a partir das 17 horas, abrindo a programação do TRISCA#4 em um convite animado para a arte do brincar. No sábado, 10, com o festival acontecendo em colab com a Feirinha Verde The, Maria Eugenia apresentará sua performance às 17h na Praça Desembargador Manoel Belizário, no bairro Ininga.

 

A programação do TRISCA#4 terá ainda apresentações de projetos selecionados em uma convocatória e oficinas com e para crianças. É de graça, é na praça, é para todas as idades! Siga nas redes para ver mais sobre a programação (@festivaltrisca)

O festival é realizado pela Canteiro, produtora que pensa ideias e ações culturais entre infâncias e velhices e tem direção e curadoria das artistas piauienses Layane Holanda e Soraya Portela. A edição #4 conta com patrocínio da Equatorial Piauí, através do Sistema de Incentivo à Cultura do Piauí (Siec / SECULT-PI) e do Governo do Estado.

que?
TRSICA#4 Festival de arte com criança – Aventuras de ficar vivo!
Quando?
9, 10 e 11 de dezembro
Onde?
Sexta – Parque Potycabana / 17h
Sábado – Praça Desembargador Manoel Belizário (UFPI – Ininga) / 16h às 20h
Domingo – Parque da Cidadania (centro) / 17h

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas