Os fazeres e práticas ligados à produção da cajuína no Piauí

A cajuína é uma bebida brasileira, produzida e consumida no Nordeste do país, com destaque para o Piauí, o Ceará e o Maranhão. Tradicional do Piauí, a cajuína se tornou Patrimônio Cultural Brasileiro justamente pela ligação que possui com a cultura piauiense. Os fazeres e práticas da bebida, ligados à socialização das famílias, são considerados bens culturais pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Para entender mais dessas práticas de feitura da bebida, entrevistamos Francisco Brito, produtor da Cajuína FB, que explicou todas as etapas do processo que a bebida passa, além do simbolismo da cajuína e da sua relação com o produto.

Segundo o produtor, ele começou a produzir a bebida em 2018 para aproveitar o excesso de caju produzido para a produção de castanha. O pedúnculo servia para alimentar os animais e o resto era descartado. Foi quando surgiu a ideia de aproveitar o pedúnculo para fazer a bebida, que, inicialmente, tinha a pretensão de servir para o consumo da família, mas com o passar do tempo e o aumento da produção a família decidiu comercializar o produto.

 

“A cajuína está conectada totalmente com o Piauí, porque a cajuína se tornou patrimônio cultural no estado, que é referência na produção da bebida”, afirma.

Atualmente, Francisco Brito atende os municípios piauienses de Teresina, Altos e Campo Maior; já no Maranhão, ele atende os municípios de Timon, Coelho Neto e Matões. E o trabalho começa bem cedinho, pois ele frisa que é importante colher os cajus no tempo mais ameno.

Etapas da produção:

1) Primeiro, a família colhe o caju;
2) Em seguida, o caju é lavado;
3) Depois, é triturado ou prensado para a extração do suco do caju;
4) Feito esse processo, o material é misturado com uma substância chamada gelatina, que serve para cortar a bebida (que é o processo de clarificação);
5) Depois, o produto é filtrado para separar o líquido do bagaço;
6) Até que, finalmente, é engarrafado, e a garrafa é tampada;
7) Por último, a bebida é colocada em banho-maria, que demora de 4 a 5 horas de cozimento;
8) Depois que passa pelo resfriamento, a garrafa está pronta para ser rotulada.

Revisão: Paulo Narley

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas