Hambúrguer de Grão-de-bico

Há tempos queria fazer essa receita, primeiro porque adoro variar na culinária, segundo pela responsabilidade ambiental que temos. Caso não saiba, o grande consumo de carne animal vem impactando negativamente o clima no nosso planeta e, se alimentar de vegetais, diminui esse impacto.

O grão-de-bico é vendido em praticamente todo supermercado, sendo um alimento incrivelmente versátil, combinando bem em saladas e fácil de ser moldado para se transformar no nosso hambúrguer.

Primeiro, você precisa deixar 2 xícaras de grão-de-bico de molho em água filtrada, por pelo menos 8 horas. A ideia aqui é deixá-lo mole, mas não esmagável, caso fosse cozido.

Agora é um ponto importante. Se você tiver um liquidificador potente, pode usá-lo para triturar os grãos. Mas se esse não for o caso, vai precisar de um processador. Escorra a água da tigela e coloque os grãos no processador ou liquidificador potente. Neste momento, queremos que eles virem uma massinha molhada.

Depois vamos passar para os temperos. Eu refoguei na manteiga, 1 cebola, 3 pimentas de cheiro, 1 tomate e 2 dentes de alho. Coloque na massinha e tempere com os temperos secos de sua preferência. Eu coloquei sal, pimenta do reino, corante para dar uma cor e um pouco de açafrão, além de picar cheiro verde, para deixar nosso hambúrguer bem apetitoso.

Misture bem isso tudo. Pensando em tornar a receita mais nutritiva do que ela já é, acrescentei 1 xicara de farinha de aveia e 1 colher de gergelim.

Até aqui já está bem bonito e dando água na boca, mas não vai virar hambúrguer e se não tiver uma liga, por isso vamos usar 1 xícara e meia de farinha de trigo. Agora é o momento de pôr a mão na massa, literalmente e ir amassando e misturando tudo isso. Quando estiver bem misturado, podemos modelar nossos hambúrgueres.

Eu deixei 30 minutos na geladeira, para garantir que eles não iam se desfazer. Após esse tempo, coloquei na air fry por 20 minutos à 200º. Mas, você pode usar a boa e velha frigideira, regada com um fio de azeite. Prontos, ficaram perfeitos. Firmes, mas macios por dentro.

O hambúrguer de grão-de-bico é bem fácil de fazer, ficando pronto em no máximo 40 minutos e rendendo até 10 porções com as quantidades que utilizei.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas