Conheça o projeto EntreCultura, um espaço voltado para a diversidade artística

A jornalista e produtora Mariana Paz é idealizadora do projeto EntreCultura, projeto que nasceu para exercitar a paixão que ela nutre desde criança pela arte. Apesar da paixão sempre existir, o projeto só seria concretizado posteriormente, em 26 de abril de 2014, que também é a data de aniversário da idealizadora. O EntreCultura surgiu inicialmente como um portal factual focado em pautas culturais, mostrando os aspectos da arte piauiense e os talentos dos artistas.

Mariana conta que a necessidade de vivenciar um espaço que unisse todas as artes, até então segmentadas, foi o propulsor para a construção do projeto que também a permitiria vivenciar dentro desse meio, com artistas que admirava, além de descobrir novos artistas.

 

Segundo a jornalista, a cultura tem uma importância crucial para a sociedade, pois faz parte da educação, que é o alicerce de tudo. Para ela, não existe cultura sem educação e vice-versa, já que uma inexiste sem a outra. Pensando nisso, ela frisa que tudo o que é produzido aqui é apaixonante, não precisamos sair de Teresina para apreciar a arte, pois a cidade é repleta de diversidade, de diálogos transversais, além de muito material educacional que transcende épocas e ultrapassa o próprio espaço físico da capital.

A cultura tem que ser potencializada, independente da instância que for analisada, pois só assim alcançará todas as pessoas, de acordo com Mariana. E dentro disso a jornalista crava que o público deve se desvencilhar da ideia de cultura apenas como entretenimento, pois essa é uma noção muito superficial e diminuta. É necessário ter uma visão ampla para que as próprias pessoas consigam se enxergar dentro das culturas, pois somente assim conseguiremos despertar o sentimento de pertencimento.

 

O EntreCultura tem como missão dialogar, conhecer e participar das manifestações culturais. Além disso, o projeto se coloca na posição de desbravador do vasto oceano cultural, uma vez que está sempre disposto a criar espaços que sejam inclusivos, já que entende a arte como um lugar no qual todos podem se expressar de maneira ampla.

 

“O EntreCultura pode ser considerado um grande palanque para que diálogos possam ser ecoados. Da mesma forma que o EntreCultura pode ser considerado um palco da diversidade ou de qualquer diálogo que favoreça a cultura e que a arte possa acontecer de maneira bem franca”, completa.

O EntreCultura tem uma produção bem variada, mas o grande destaque está nos eventos em praça pública, eventos gratuitos ou eventos com bilheteria aberta. A democratização é algo importante para a produtora, pois ela entende que é extremamente importante ampliar o acesso aos eventos culturais. Com essa ânsia de popularizar e chegar a mais pessoas, Mariana comemora a estreia do programa Conexão EntreCultura, que está sendo transmitido no canal MN e na TV JORNAL, com o apresentador Marco Antônio. O objetivo do programa continua sendo analisar o cenário artístico-cultural, e a ideia da produtora é ampliar cada vez mais o projeto.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas