Valderi Duarte estreia o documentário que conta a história do artesão piauiense Mestre Pascoal

Foto: Acervo de Valderi Duarte
O filme foi dirigido por Valderi Duarte e mostra a vida e obra do artesão piauiense Mestre Pascoal, um dos principais nomes da arte santeira nordestina, que, segundo o diretor, tem na capital Teresina um dos maiores polos criativos do país. O documentário longa metragem tem a duração de 75 minutos e acaba falando sobre esse personagem tão importante para a história artística do nosso estado.
Foto: Acervo de Valderi Duarte
Pascoal não é apenas um santeiro, é antes de tudo um escultor/entalhador em madeira. Além disso, ele também pinta e esculpe em paredes e muros, qualquer superfície pode se transformar em uma tela, não é atoa que ele pinta até as pedras. O artista multifacetado que nomeia o filme tem uma obra tanto regional como universal, alcançando diferentes públicos. Mestre Pascoal é autodidata e suas inspirações são intuitivas.
Segundo o diretor, Valderi Duarte, a inspiração para realização do filme surgiu a partir da amizade com o escultor.
“Somos vizinhos e sou seu cliente, além do conhecimento prévio de sua obra e de saber da importância da arte santeira piauiense, reconhecida no Brasil e no mundo como uma das mais produtivas e originais”, frisa.
“Mestre Pascoal” é o primeiro longa metragem de Valderi. O filme estréia dia 22/03 no Theatro 4 de Setembro e pretende depois circular no circuito alternativo de mostras e festivais de cinema, assim como nas TV e em sites especializados. Para adquirir o ingresso basta acessar: Estreia-do-filme-mestre-pascoal
Foto: Acervo de Valderi Duarte

Sobre o diretor

Valderi Duarte é cineasta piauiense graduado na Escola Internacional de Cine y Televisión de Cuba (EICTV). É um dos fundadores do Grupo Mel de Abelha, coletivo de jovens universitários que na década de 80 produziu vários documentários no formato Super 8, como Povo Favela (1980), Espaço Marginal (1982) e Da Costa e Silva (1984). Posteriormente realizou outros trabalhos, dentre eles a ficção “E Agora José?” (1994) e o documentário interativo “Viagem ao Mundo do Teatro” (2011).
Foto: Acervo de Valderi Duarte

Ficha técnica

MESTRE PASCOAL  Doc. 75 min Digital Teresina (2022)
Direção: Valderi Duarte
Fotografia de câmera: Isaas Duarte
Montagem: Thiago Emérito
Produção: Rosangela Duarte
Assistente de Produção: Magnólia Visgueira
Trilha Sonora: José Rodrigues e Ravel Rodrigues
Mixagem e Finalização: Lennon XP
Estreia
Dia: 22/03
Local: Theatro 4 de Setembro
Foto: Acervo de Valderi Duarte
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas