Arte na Câmara, edital aberto para ocupação artística

Em um fundo branco, está escrito "Arte na Câmara" em caixa alta e uma fonte também branca, no entanto, os espaços vazios das letras são preenchidos com cores: amarelo, azul, roxo, vermelho, verde. Do lado esquerdo do texto há o brasão da Câmara Municipal de Teresina.

A Câmara Municipal de Teresina lançou no dia 10 de março de 2023, o Edital Arte na Câmara para regulamentar a ocupação artística da Casa – situada à Av. Marechal Castelo Branco, 625, Cabral, Teresina-PI – com um calendário de exposições que vai de abril de 2023 a março de 2024.

O edital tem como objetivo promover a atividade artístico-cultural de novos agentes, a circulação de obras e a formação de público através da seleção de propostas apresentadas por artistas e grupos sediados em Teresina com menos de cinco anos de produção/atividade. Poderão ser inscritas propostas de ocupação de artes visuais em suas diversas formas (pintura, fotografia, gravura, desenho, escultura, design etc).

As inscrições para o Arte na Câmara serão gratuitas, obrigatoriamente através do e-mail artenacamara@teresina.pi.leg.br, e estarão abertas até o dia 20 de março de 2023, tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas, “desde que haja um responsável legal, maior de 18 anos”.

Documentação Necessária

Proponente Pessoa Física: cópias digitalizadas de a) documento oficial com foto (RG/CNH/Carteira de Trabalho), b) comprovante ou declaração de residência (Lei Nº 6350 DE 25/04/2013).

Proponente Pessoa Jurídica: cópias digitalizadas de a) Cartão do CNPJ – Estatuto ou Contrato Social, b) certidão Conjunta Positiva com Efeito de Negativa de Débitos Municipais e da Dívida Ativa do Município, c) documentação pessoal do proponente responsável pelo projeto.

As propostas deverão conter:

  • Ficha de inscrição;
  • Release de produção/atividade artística do proponente;
  • Projeto expográfico;
  • Ficha Técnica;

Calendário para exposições

Segundo o edital, a Câmara Municipal disponibilizará o transporte, segurança institucional e um espaço físico, que se trata do Hall principal da Câmara Municipal de Teresina. Porém, não serão cedidos equipamentos técnicos, sonoros e de audiovisual.

Para cada mês será selecionado um projeto conforme o calendário de ações:

MÊS – TEMA

Abril de 2023 – Povos Originários

Maio de 2023 – Cultura e herança Afrobrasileira

Junho de 2023 – Festas Juninas

Julho de 2023 – Diversidade

Agosto de 2023 – Teresina /Folclore

Setembro de 2023 – Setembro Amarelo

Outubro de 2023 – Outubro Rosa /Criança

Novembro de 2023 – Fim da Violência contra as Mulheres

Dezembro de 2023 – Direitos Humanos

Janeiro de 2024 – Janeiro Branco/Saúde Mental

Fevereiro de 2024 – Fevereiro Roxo/Carnaval

Março de 2024 – Mês da Mulher/Síndrome de Down

OBS 1: “Para os meses de abril, maio e julho serão selecionadas propostas que o proponente tenha preenchido a Autodeclaração de pessoa preta, indígena ou LGBTQIAP+ tendo se declarado parte do grupo de que trata o tema do referido mês.”

OBS 2: “Para o mês de março será selecionada proposta realizada por proponente mulher.”

 

O edital completo do Arte na Câmara e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Câmara Municipal de Teresina, que você pode acessar através do link (aqui).

Conheça outros concurso relacionados à cultura que ainda estão abertos (clicando aqui).

Quer Sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas