Grupo promove empreendedorismo cultural de norte a sul do Piauí por meio de cursos e oficinas

Realizado pela Associação Cultural Teresina Show, a Jornada Junina da Juventude circula em diversos municípios piauienses com objetivo de promover o reconhecimento e valorização do folclore e da cultura junina do estado. Por meio do projeto, centenas de jovens poderão se capacitar em várias áreas do empreendedorismo cultural criativo. A Jornada contempla ainda um calendário de apresentações, em espaços públicos, de quadrilheiros da Luar do São João, atual campeã do festival nacional de quadrilhas juninas.

O projeto de circulação já passou por Agricolândia, Pio IX, Brasileira e continua com vasta programação de norte a sul do estado. A profissionalização na cultura junina acontece por meio de cursos e oficinas de maquiagem cênica e artística, alegorias e adereços, dança, além de elaboração de projetos culturais, que busca contribuir com os grupos do interior na captação de recursos através de editais de incentivo.

“Com a Jornada Junina da Juventude, queremos fomentar a cultura no interior piauiense por meio de diversos temas que envolvem o ciclo produtivo da cultura junina. Também é uma forma de democratizar o acesso e possibilitar que nossas tradições sejam perpetuadas pelas novas gerações. Ficamos com o coração cheio de felicidade com a realização desse projeto com a juventude no nosso estado. Para isso, contamos por mais um ano com o patrocínio da Equatorial Piauí, agora por meio da Lei Rouanet”, afirma Ramon Patrese, diretor da Luar do São João.

Para a secretária municipal de educação de Agricolândia, Maria do Carmo, a Jornada abriu novos horizontes para a juventude e levou um grande incentivo para o ambiente escolar. “Esse projeto traz conhecimento e cultura para nossas crianças e adolescentes, contribuindo com para a formação cidadã e até no processo de ensino e aprendizagem”, declara a gestora. Na segunda quinzena de março, a Jornada Junina da Juventude passará pelos municípios de União, Angical e Cristino Castro.

Em 2022, a Equatorial Piauí incorporou a Lei Rouanet na sua política de patrocínio cultural. “Investimos em cultura porque acreditamos que as artes podem transformar as pessoas e as comunidades. As leis de incentivo nos ajudam nesse propósito, contribuindo com a difusão da cultura por meio de projetos de circulação, como a Jornada Junina da Juventude. Estamos abertos a receber novas propostas contempladas pela lei federal, para ampliarmos ainda mais a promoção da cultura piauiense”, diz Joaquim Milhomem, gerente de relacionamento da distribuidora.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas