“Madame do réu”, o EP que enaltece a ancestralidade, as raízes indígenas e a negritude do Maranhão e Piauí

A cantora e compositora Jaísa Caldas lança o EP “Madame do réu”, que mostra a vivência de quem mora entre pontes e rios. O trabalho, que está disponível nas plataformas digitais E tem a direção assinada pela tanto pela Jaísa quanto pela Anna Raquel. O EP possui cinco faixas e a primeira foi “Timon, Papel e Letra”, as próximas serão lançadas em breve, segundo a compositora.

A cantora abre a cena ao lado da sanfona, seguida da cena dos rios, com os dizeres “Meu reino é nas águas doces” mostrando as relações dos povos das águas com os rios e todos os elementos da ancestralidade e da simbologia nordestina. Jaísa Caldas inicia a cena mostrando a força da Madame, que não se rende a nenhuma opressão.

“Madame do réu vem para mostrar, para enfatizar, para enaltecer essa vivência. Essas mulheres, essas artistas, essas pessoas que vivem na região entre essas pontes desses rios e que vivem entre dois estados muito fortes culturalmente.”

Jaísa Caldas frisa que o Maranhão é conhecido como a Jamaica brasileira. Além disso, o Piauí também possui várias manifestações culturais fortíssimas. E isso tudo aparece no clipe, pois o vídeo tenta exaltar a ancestralidade e a força das águas, do rio, a correnteza.

Há quem considere o Piranhão um lugar das águas, pela vivência dos povos com a natureza. E Jaísa diz que essas mesmas referências das águas percorrem a letra.

Madame do Réu simboliza a mulher nordestina passando pela vivência do seu povo. Dessa forma, ela enfatiza a luta dos povos originários, do povo negro, das mulheres que vivem nessa região e abraçam essa luta, essa causa e esse território entre rios.

“Então, essa Madame vem com essa persona. Sabe, uma mulher poderosa, que sofre as suas dores, mas que tá pronta e sempre recarrega sua energia com a sua ancestralidade para estar lutando pelo seu ideal pelo seu povo?”, continua.

Essa é a Madame do Réu!

Além de cantora e compositora, Jaísa Caldas, juntamente com Renata Fortes, roteiriza o clipe. E esse trabalho representa resistência frente às estruturas de opressão, principalmente por ser uma produção independente e por ser um espaço que está majoritariamente ocupado por uma massa masculina. Dessa forma, Jaísa considera “Madame do Réu” como um trabalho que rompe com essas fronteiras.

A faixa 1 do EP, intitulada “Timon, Papel e Letra”, inicia com a cantora pedalando entre pessoas, mercados e na rodoviária. Aqui, você é inserido no coração da urbanidade. Tem labor, risos, danças e crítica social mostrando a realidade sem filtros.

A padronização monocromática de uma cidade ganha cores nos versos de Jaísa, que canta sobre as cores do gueto mostrando a potência da arte feita com caneta. Por sinal, o EP “Madame do réu” vai falar dessa narrativa da mulher nordestina, das raízes indígenas e a negritude da cidade de Timon, no Maranhão.

“Todas essas obras audiovisuais, todas essas músicas, todas essas articulações realmente são feitas na intenção de uma reparação social. Não só para levar meu nome como artista, mas para apresentar outras potências, outras diversidades e possibilidades de criar juntos.”

E o clipe “Timon, Papel e Letra” ganhou tanta proporção e conquistou tanto que trouxe para a cantora e a LabCine o título de 1º lugar na mostra MC Mulheres, na categoria Mulheres da Voz, que aconteceu em Vitória, no Espírito Santo.

FICHA TÉCNICA DO CLIPE MADAME DO RÉU

Composição e vocal:
Jaísa Caldas

Produção Instrumental:
QuilomboLoucoBeats por Jean Richard

Captação, Mixagem e Masterização:
QuilomboLoucoBeats Jean Richard

Direção:
Anna Raquel
Jaísa Caldas

Roteiro:
Anna Raquel
Clara Bispo
Jaísa Caldas
Josivan Luzes

Direção de Arte:
Shaw Gonçalves

Direção Criativa:
Anna Raquel
Clara Bispo
Jaísa Caldas
Josivan Luzes

Direção de Fotografia:
Clara Bispo
Jaísa Caldas
Liana Oliveira

Operação de Câmera:
Germano Portela – Labcine Filmes
Liana Oliveira

Assistência de Câmera:
Clara Bispo
Liana Oliveira
Marina Reis

Produção:
Anna Raquel
Bebel Frota
Clara Bispo
Jaísa Caldas
Josivan Luzes
Shaw Gonçalves

Assistência de Produção:
Assislene Carvalho
Diego Neres
Evellyn Ferraz

Assistência Pirotécnica:
Rebeca Pilar

Direção Coreográfica:
Eloi Ariel

Elenco e Performance:
Adriel Felipe
Ark Dias
Diego Neres
Ingrid Gabrielly
Jessica Pissika
Karine Chaves
Karine Silva
Nicolly Dias
Nilton Barbosa
Raquel Costa
Tayomara Wriel
Thais France, Mística
Vitória Oliveira

Figurino:
Liana Oliveira
Ballroom PI

Hairstylist (Jaísa Caldas)
Tigresa Braids

Maquiagem (Jaísa Caldas)
Evellyn Ferraz

Montagem, Colorização e FX:
Cleiton Santos – Rua 2 Produtora

Motoristas:
Jorge Miguel
Teo de Arimateia
Bai Bai

Parcerias:
Brechó Melina Carvalho
Centro Cultural do Centro – CCC
Jamires Martins
Labcine Filmes
Tigresa Braids
Agência Casa

Apoio:
Sítio da Dona Domingas

Agradecimentos:
Ballroom Piauí
Casa do Hip-Hop Piauí
Dona Domingas
Victor Santos
Erick Davis
Diego Neres
Jogo Dance
José de Arimateia
Labcine Filmes

Redes Sociais

Instagram.com/jaisacaldas

Youtube.com/@jaisacaldas

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas