O projeto Ocupação Calçada Cultural apresenta a Mostra de Teatro na AMI

A Associação dos Moradores do Itararé – AMI, continua com mais outra etapa do projeto Ocupação Calçada Cultural que tem como finalidade fomentar a arte no bairro Dirceu e adjacências, além de valorizar os artistas que desenvolvem trabalhos e produzem na região. O evento acontecerá nos dias 20 (sexta-feira) e 21 (sábado) e a entrada é gratuita.

A arte ocupa todos os lugares e suas manifestações são o tema dessa descentralização de uma agenda cultural na cidade. A Ocupação Calçada Cultural está com uma programação diversificada, para todos os públicos e todos os gostos, já mostrou desde tanto coreografias de balé como de dança contemporânea e dessa vez a Mostra Cultural será focada nas artes cênicas.

São dois dias de muita vivência artística e no dia 20/10 (sexta-feira) a AMI receberá a apresentação das peças “Diário de uma Camareira” encenada por Wilson Gomes e “Crisálida de Ar” encenada pelo grupo de teatro Bolso de Criacionices. Já no dia 21/10 (sábado) o espaço será o palco dos espetáculos “Olha o palhaço no meio da rua” interpretado pela Escola de Circo Zoin, “Musical Contos de Fada” encenado pelo Grupo de Teatro Flagelo e “Fogo de Palha” interpretado pela Cia de Teatro Jovens em Cena – COTJOC.

Segundo Conceição Mendes, presidenta da AMI, receber o público na associação é algo que emociona bastante, principalmente pela história da casa que já possui 39 anos de existência e vem desempenhando um papel importante na comunidade, além disso ela comenta que a expectativa é que o projeto de ocupação cultural continue para os próximos anos.

Conheça os espetáculos

“Diário de uma Camareira” 

Dona Rosalina Rosa da Silva, interpretada por Wilson Gomes, tem um sonho: ser atriz de cinema. Esse sonho é nutrido desde a sua infância, mas Dona Rosalina não obteve apoio familiar, pelo contrário, pois a sua mãe, que é uma pessoa muito religiosa, convenceu-se de que deve internar a filha em um convento para que ela seja educada pelas freiras.

Não contente com a situação, Dona Rosalina foge de casa para frustrar os planos de sua mãe e segue outro caminho, um caminho só seu.

Ficha Técnica:

Duração: 50 min

Interpretação: Wilson de Sousa

Texto original: Carlos B. Filho

Direção: João Carlos Souza

Figurino: Sandra Farias

Iluminação e sonoplastia: João Carlos Souza e Édipo Andrade.

Cenário e adereços: Wilson de Sousa e José Carlos Ferreira Silva

Maquiagem: Rosa Borges

Classificação: 18 anos

“Crisálida de Ar”

“Crisálida de Ar, borboletas condensadas (condenadas) esperando florescer. A primavera prometida da crisálida que separa a lagarta da borboleta”, entoam os intérpretes Rakciel Leite e Alisson Carvalho.

A performatividade dos intérpretes tem como objetivo mostrar a visceralidade nos corpos que transitam por entre os fornos de carvão, corpos acorrentados que desejam ascender e se libertar de toda a exploração.

A crisálida metafórica trazida ao palco pelo grupo de teatro Bolso de Criacionices mostra o impacto do trabalho hostil, das chamas que queimam e que turvam o horizonte com a densa fumaça vomitada pelas carvoarias, deixando os corpos em visibilidade fantasmagórica. Quem são os vultos, quem são os explorados?

A peça também é uma reflexão sobre a exploração nas carvoarias, assim como no campo e nas fábricas. O texto é inédito, e também marca a estreia do grupo Bolso de Criacionices nos palcos. O grupo surgiu durante a pandemia com a formação de um coletivo de atores e atrizes interessados em estudar e discutir temas sobre o teatro e sobre as artes.

 

Ficha Técnica

Direção:  Rakciel Leite e Alisson Carvalho

Intérpretes:   Rakciel Leite e Alisson Carvalho

Concepção e criação coreográfica: Rakciel Leite

Texto e Dramaturgia: Alisson Carvalho

Figurino e Cenário: Bolso de Criacionices

Maquiagem: Savana Victória

Classificação: Livre

Duração: 39 min

“Olha o palhaço no meio da rua”

O espetáculo “olha o palhaço no meio da rua” mescla a comicidade e irreverência dos palhaços do circo tradicional aliando a modernidade do circo com números acrobáticos, de equilíbrio e de contorção, tudo feito de forma coreografada.

O espetáculo busca uma aproximação da arte circense com a sociedade e foi todo preparado para ser apresentado em espaços públicos como: praças, mercados e feiras livres.

O objetivo da Escola de Circo Zoin é divulgar a tradição do circo de rua em vários espaços.

 

Ficha técnica:

Elenco: Alexandre (Palhaço Lero Lero), Clecio Gomes (Palhaço Garrafinha), Dário André (Malabarista/Perna De Pau), Rubens Galvão (Mímico), Toin (Clow/Perna De Pau), Marcony (Swing), Cleiton Tiago (Acrobata), Junior Amorim (Acrobata)

Direção e Concepção: Frank Mamu

Sonoplastia e Iluminação: Pedro Cantuaria

Duração: 40min

Classificação: Livre

“Contos de Fadas”

O espetáculo, como o próprio título prenuncia, apresenta as histórias encantadas do mundo dos contos de fadas. O tema central é intercalado por pautas como a luta das princesas pela preservação do meio ambiente, além do duelo entre o bem e o mal.

Nessa história há personagens que estão deseducando as crianças, mostrando como destruir o meio ambiente, mas há aquelas personagens tentando transformar o mundo.

No palco tem uma diversidade de princesas como: a Cinderela, a Rapunzel, a Branca de Neve,  a Aurora, a Pequena Sereia, a Moana, a Frozen, a Jasmim, a Bela e a Tiana, mas há personagens como o Peter Pan, a Sininho, o Scar, a Malévola e a Rainha Má.

Ficha técnica:

Adaptação: Maria dos Remédios Silva. 

Realização: Grupo de Teatro Flagelo do Itararé. 

 

“Fogo de palha”

A comédia “Fogo de palha” narra as peripécias de Zefa e Justino que estão ambientados em Teresina da década de 40. A peça tem como pano de fundo os incêndios criminosos que ardiam na cidade à época, vitimando os pobres que moravam sob casas de palha.

 Zefa, mulher de pulso forte, trabalhadeira, vive brigando com Justino, um malandro irrepreensível e que vive às custas da esposa, além de sempre fugir do trabalho como o diabo foge da cruz e viver arranjando pretexto e desculpa para não trabalhar. 

Alegando empreitadas para socorrer amigos e conhecidos vítimas dos incêndios, Justino vai mesmo é se enrabichar, correr atrás dos rabos de saia da redondeza. Até que Zefa descobre e decide virar o jogo.

 

Ficha técnica

Atuação:  Andressa Santos e Janá Silva

Texto: Vitorino Rodrigues

Direção: Arimateia Bispo

Cenário: Arimateia Bispo

Figurino: Siro Sirís

Sonoplastia: Jean Pessoa 

Maquiagem: Janá Silva

Programação

Dia 20/10 (sexta-feira)

 

Diário de uma Camareira

Grupo de Teatro Nazaré Wilson Gomes

Horário: 19h

 

Crisálida de Ar

Bolso de Criacionices

Horário: 20h

Dia 21/10 (sábado)

 

Olha o Palhaço no meio da rua

Escola de Circo Zoin

Horário: 18h

 

Musical Contos de Fada

Grupo de Teatro Flagelo

Horário: 18:50

 

Fogo de Palha

Cia de Teatro Jovens Em Cena – COTJOC

Horário: 19:30

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas