Espetáculo teatral piauiense “Crisálida de Ar” estreia com recurso de audiodescrição

Foto: José Ailson

O espetáculo teatral Crisálida de Ar, que estreia em Teresina dia 16 de abril, às 19h, no Theatro 4 de Setembro, será apresentado para pessoas com deficiência visual e auditiva, contando com recurso de audiodescrição e intérpretes de Libras.

 

O objetivo é ampliar cada vez mais o acesso às artes, possibilitando que o maior número de pessoas possa passar pela experiência teatral. Segundo Márcia Cristina, profissional da audiodescrição e deficiente visual, é preciso incluir todos, pois quem possui deficiência visual também é um público consumidor. E, assim como existem deveres comuns a todos, é necessário que a cultura e a informação estejam acessíveis também para todos.

 

Um dos argumentos que Márcia Cristina rebate é sobre a ausência de público que possui deficiência visual, pois para que o público compareça aos eventos é importante que os espaços culturais implementem as medidas de acessibilidade.

“A LDI (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) sustenta esse discurso sobre a obrigatoriedade de audiodescrição em espaços culturais e em outros espaços para que consigamos incluir mais para que esse público seja incluído, pois não faz sentido não nos atentarmos para a implementação da audiodescrição e de outros recursos comunicacionais visando à inclusão desse povo. Afinal, se não há acessibilidade, não há público”, destaca Márcia Cristina.

 

A peça foi estudada desde a parte textual até a avaliação de cenário e figurinos, com um mergulho na pesquisa dos atores na construção de personagens e da temática da peça, com a finalidade de oferecer uma audiodescrição rica em detalhes.

Foto: José Ailson

A peça Crisálida de Ar é uma leitura acerca da exploração de trabalhadores em situação de vulnerabilidade que são aliciados pelos chamados “gatos”, pessoas encarregadas de atrair mão de obra barata para carvoarias e outros empreendimentos que, geralmente, tiram todos os direitos sociais e trabalhistas dos contratados. Essa forma de contratação, presente inclusive nos centros urbanos, costuma ser caracterizada como trabalho escravo.

 

Para cada momento do espetáculo, a equipe de audiodescrição, composta por Márcia Cristina e Solange Lustosa, fez uma catalogação da pesquisa do grupo que inseriu depoimentos reais de resgatados desse tipo de trabalho e de pesquisas feitas em carvoarias.

Foto: José Ailson

“A gente tem o direito de estar lá e isso só será possível se houver acessibilidade. Por isso, é importante implementar não só a audiodescrição, mas todos os tipos de acessibilidade. Nós somos consumidores e queremos estar nos espaços culturais. Os produtores têm que entender que a sociedade é plural, existem pessoas com várias identidades”, completa Márcia.

 

Para assistir à peça com recurso de audiodescrição as pessoas interessadas deverão entrar em contato com a produção da peça ou pelo WhatsApp no número (86) 9 9838-8890 e manifestar interesse, pois as vagas são limitadas.

Serviço

Espetáculo Crisálida de Ar
Dia: 16/04
Horário: 19h
Local: Theatro 4 de Setembro
Entrada: 20 (inteira)/ 10 (meia)

Onde Comprar?

Pelo Sympla: 

https://www.sympla.com.br/evento/crisalida-de-ar-theatro-4-de-setembro-16-abr/2409930

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas