“Itararé, Dos Desvalidos às Ruas Vazias”, o espetáculo teatral que leva aos palcos a história do bairro Dirceu

No dia 14 de abril, domingo, a Companhia de Teatro Shangri-lá apresentará o espetáculo teatral “Itararé, Dos Desvalidos às Ruas Vazias” no Theatro 4 de Setembro às 19h. Com direção de Clodomir Júnior e elenco composto pelos atores: Débora Santos, Luís Gonzaga, Mariana Ribeiro, Marlúcia França, Nilton Vidal e William Dias.

O espetáculo é uma adaptação de “Itararé: A República dos Desvalidos” de Afonso Lima e também do livro “Nasce um Bairro, Renasce a Esperança” do professor Marcelo Neto e Cláudia Fontenele.

Segundo a atriz Marlúcia França, o espetáculo é um compilado de narrativas dos moradores. Relatos colhidos não só na pesquisa com moradores mais antigos, mas também com os novos moradores.

O espetáculo teatral desenvolvido pela Companhia de Teatro Shangri-lá conta a história de um dos maiores bairros de Teresina, inicialmente conhecido como Itararé, mas que depois foi renomeado e atualmente se chama Dirceu.

“Nós tratamos de forma dramática as questões sociais, políticas, culturais e religiosas. Trazendo uma reflexão sobre o passado, mas também mostrando como tudo isso impactou no presente e o que pode gerar no futuro”, frisa Marlúcia França.

Ao longo dos laboratórios, o grupo foi entendendo como funcionou o processo de gentrificação do centro da capital, que forçou os moradores das classes mais baixas para regiões mais periféricas e distantes das áreas “nobres”. A história vai mostrar de maneira artística como esses personagens vivenciaram a construção de um bairro marginalizado desde sua fundação e como os próprios moradores foram conquistando seus direitos ao longo do tempo.

A Companhia de Teatro Shangri-lá foi criada em 2015 como extensão de um projeto de oficina teatral, envolvendo jovens estudantes do ensino médio de escolas públicas do bairro Dirceu Arcoverde em Teresina, PI. Concebida pelo ator e diretor Clodomir Júnior, com o intuito de formar uma nova geração de artistas, especialmente no campo do teatro contemporâneo, nas linguagens do teatro físico e dança teatro. A Companhia de Teatro Shangri-lá já apresentou peças como “Faces de Torquato” (2016), “Solto, Aberto e Vazio” (2017) e “B. Uma tragédia Urbana” (2017/2018) e “Itararé, Dos Desvalidos às Ruas Vazias” (2023/2024).

Ficha Técnica

Direção: Clodomir Júnior
Elenco: Débora Santos, Luís Gonzaga, Mariana Ribeiro, Marlúcia França, Nilton Vidal, William Dias.
Iluminação: Erickson Pablo
Sonoplastia: DJ Mesclado
Produção: Luis Victor
Figurino: Higo Mateus
Cenário: Giordano Gabriel

Local: Theatro 4 de Setembro.
Data: 14 (dom) de abril às 19h.

Ingresso antecipado: R$ 10,00, na hora R$ 15,00.
Pagamento via Pix: 86 994243175

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas