A Semana Estadual da Dança do Piauí (SEDA) começa dia 17 de abril

A Semana Estadual da Dança do Piauí, a SEDA, chega em 2024 à sua sétima edição. É um dos principais festivais de dança em nosso Estado, fortalecendo a cena da dança no cenário piauiense, e tradicionalmente começa no mês de abril em homenagem ao Dia da Dança, celebrado em 29 de abril por ser a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês que foi bailarino e professor de balé.

A Semana Estadual da Dança do Piauí surgiu da necessidade de criação de novos contextos voltados para a formação artística na dança. Além disso, a SEDA acontece como ferramenta e contexto para a produção de novos conhecimentos em dança, promovendo ambientes de diálogos e de trocas de experiências, além de contribuir com a formação de novos públicos de dança e arte. A SEDA #7 é financiada com recursos da Lei Paulo Gustavo, edital Totó Barbosa, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Piauí e Governo Federal.

 “Por conta do patrocínio que conquistamos via Lei Paulo Gustavo, tivemos a possibilidade de crescer em dimensão e proporção. Recursos destinados a cultura permitem que eventos como a SEDA se calendarizem como ação efetiva de grande importância em nosso Estado e cidade e permite que a cena da dança se expanda e alcance outras cidades do Piauí e do Brasil. A SEDA promove a geração de emprego e renda, a circulação de obras artísticas e divulgação de novos profissionais da cidade.” Datan Izaká – Direção Geral e Artística da SEDA

Em 2024, a SEDA ocorrerá de 17 de abril a 25 de maio, com uma programação orientada em cinco eixos de atuação: Eixo I – Oficinas e Palestras; Eixo II – Semana de Dança na Escola – Apresentações em Escolas da Rede Pública; Eixo III – Mostra Coreográfica; Eixo IV – Mostra de Espetáculos Convidados; Eixo V – Mostra Competitiva.

Todas as ações previstas acontecerão de modo presencial nos seguintes espaços: Escola Estadual de Dança Lenir Argento, Biblioteca Pública Cromwell de Carvalho, Theatro 4 de Setembro e mais 10 escolas da rede pública de ensino. Toda a programação é gratuita, com retirada de ingresso 1h antes de cada apresentação, podendo ser solicitada a doação de 1kg de alimento para os dias de apresentações no Theatro 4 de Setembro, a serem doados para instituições filantrópicas de Teresina, como o Lar da Esperança.

A programação completa pode ser acompanhada nas redes sociais da SEDA, @seda.piaui, e está repleta de apresentações, oficinas, palestras e momentos únicos de se conectar com a dança protagonizada pelos artistas piauienses, e cumpre seu propósito de proporcionar a um público bem amplo o acesso ao bem cultural que é o movimento da dança do Piauí.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas