A peça de animação para adultos tem foco em temáticas relacionadas à terceira idade, nesta turnê comemorativa de 20 anos da companhia.
O espetáculo Tropeço, da Tato Criação Cênica, é um marco no teatro de formas animadas e tem importância significativa no cenário cultural brasileiro e internacional. A peça de animação para adultos chega a Teresina em outubro para oficina e apresentações nos dias 23, 24 e 25.
Sua relevância vai além da longevidade de quase 20 anos; está na capacidade de explorar temas universais como a solidão, a velhice e a vulnerabilidade humana com uma delicadeza ímpar, tão necessária nos dias atuais. A capacidade de continuar encantando diferentes gerações de espectadores mostra a dimensão de Tropeço no diálogo entre arte e público, contribuindo para a valorização do teatro de formas animadas no Brasil e no mundo.
Tropeço é um exemplo da potência narrativa do teatro visual, em que a animação é feita a partir das mãos dos atores, que ganham forma e movimento. Desta maneira, recria o cotidiano de duas idosas que vivem juntas. A ausência de diálogos verbais permite que o espetáculo se conecte com públicos de diversas línguas e culturas, tornando-o acessível e impactante, inclusive com o público surdo, que consegue acompanhar o espetáculo como qualquer outro público. Esse tipo de dramaturgia visual é rara, e o uso de formas animadas expõe uma camada de abstração que permite ao espectador se aprofundar nos sentimentos de maneira introspectiva, provocando reflexões íntimas e pessoais.
Ao integrar teatro de animação corporal com uma forte carga poética e estética minimalista, a Tato eleva a arte do teatro de animação a novos patamares. Tropeço conquistou prestígio em festivais internacionais, levando a produção cultural brasileira a palcos de países como França, Espanha e Argentina, entre outros.
Além disso, o impacto emocional do espetáculo reside na sua habilidade de dialogar sobre o envelhecimento e as perdas, temas frequentemente marginalizados, de uma maneira sensível e acessível. Esse foco em experiências humanas profundas, aliado à sua universalidade, faz de Tropeço uma obra essencial para a compreensão do potencial expressivo das artes cênicas.
A turnê começou em setembro com passagem por Ouro Preto e Belo Horizonte. Outubro é a vez de Teresina receber o espetáculo, que segue para o Ceará no mês de novembro. O espetáculo conta com audiodescrição ao vivo.
Agenda da Tato em Teresina:
23/10 – 17h – Oficina Dramaturgia Física no Teatro de Animação no Teatro João Paulo II, destinada a jovens e adultos, apresenta técnicas corporais e jogos teatrais. Conta com intérprete de LIBRAS. (Inscreva-se)
24/10 – 19h – Apresentação do espetáculo Tropeço no Teatro de Bolso Maria Nazaré Neri, em Teresina
25/10 – 19h – Apresentação do espetáculo Tropeço no Teatro João Paulo II, em Teresina, com audiodescrição ao vivo
Os ingressos são gratuitos. Mais informações em https://www.instagram.com/tatocriacaocenica.
Mais sobre a Tato e sobre o espetáculo:
Sinopse
Sobre uma mesa, com baús e alguns pequenos objetos cria-se um mundo onde dois atores manipuladores e suas mãos dão vida a duas personagens: duas velhas que moram juntas. Partindo da costumeira visão que temos da velhice, mostra-se sua solidão e as pequenas ações rotineiras, criando um universo de sutileza e extravagância, poesia e comicidade em mãos que andam, dançam, bebem, respiram, riem e choram.
Tato Criação Cênica
Formada em 2004 com a estreia do espetáculo Tropeço em Ouro Preto, Minas Gerais, pelos artistas Dico Ferreira e Katiane Negrão, a Tato Criação Cênica está prestes a completar 20 anos de atividades ininterruptas. A Tato mantém diversas obras em seu repertório e, devido à linguagem desenvolvida e às especialidades de cada artista integrante, conta com um leque de oficinas que inclui manipulação, construção, dramaturgia, corpo e voz.
A Tato realizou algumas mostras independentes e participou de importantes projetos de Circulação do país como SESC Palco Giratório (2010); SESI Bonecos SP (2009/2016); Geada no Cerrado – Intercâmbio Tato PR/DF/GO – FUNARTE – Edital Myriam Muniz (2011); Tropeço Norte – BR Distribuidora com patrocínio da Petrobrás e Lei Federal de Incentivo à Cultura (2014); circulação SESC PR (2011/2015); Projeto de Ocupação da Funarte DF – Eixo Cerrado Paranoá Amazônico (2015); Mostra Petrobrás no Itaú Cultural (2014) e no Teatro Dulcina/RJ (2015); Circuito SESI de Cultura- PR(2015), Viagem Teatral SESI SP (2016). A Tato Criação Cênica também faz parcerias com vários grupos do país, em equipes de direção ou orientação de movimento, como a Repertório Artes Cênicas e Cia – ES (2014), Cia Gira Lua – SP (2020), alguns grupos paranaenses como Tecer Teatro (2024), Teatro de Bagagem (2023), Cia Élcio de Trento (2021) e no elenco de outras cias de teatro de animação como Cia. Mariza Bassos – SP (2005) e Cia Lumiato – DF (2024).
Prêmios
O espetáculo Tropeço já ganhou prêmios como Prêmio Gralha Azul de melhor espetáculo de 2008 pelo Centro Cultural Teatro Guaíra do estado do Paraná; Troféu Epidauro pelo Consulado da Grécia em 2008, Melhor espetáculo pelo júri especializado no Festival Internacional de Bonecos de Belo Horizonte de 2007; e Melhor direção, dramaturgia, iluminação e sonoplastia no Festival de Teatro de Campo Mourão de 2006. Eleito pelo público o melhor em sua categoria, espetáculo adulto, foi premiado na Fila do FILO-Londrina-PR em 2009; e recebeu o Prêmio do Júri de melhor espetáculo no Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO), em Portugal, em 2017.
Ficha Técnica:
Concepção, Direção, Interpretação e Dramaturgia: Katiane Negrão e Dico Ferreira
Colaboração dramatúrgica: Juliana Capilé
Figurino: Luciana Falcon
Circulação PI:
Coordenação Geral – Tato Criação Cênica
Gestão – Luciano Porto
Coordenação de Produção – Artur Cavalcante
Design Gráfico – Eduardo Santos
Oficina – Dico Ferreira e Katiane Negrão
Divulgação em LIBRAS – Amanda Oliveira
Audiodescrição da divulgação – Rita Louzeiro
Produção local – Giordano Gabriel
Assessoria de Imprensa – Alexandra Teodoro
Redes Sociais – Tarcísio Kelson
Acessibilidade – Sonori / ComRadio
Coordenação Geral de Acessibilidade – Iraildon Mota
LIBRAS – Ricardo Silva e Josenilda Xavier
Consultoria em Audiodescrição – Márcia Gomes
Narração – Aldo Costa
Apoio:
COMRADIO
SONORI
Produção:
JURUMIM
Realização:
REDE DAS ARTES
FUNARTE
MINC
GOVERNO FEDERAL
“Este projeto foi fomentado pela BOLSA FUNARTE DE TEATRO MYRIAM MUNIZ 2023.”