Modo escuro Modo claro

Monise Borges lança o álbum “Punaré”, mergulhando nas raízes de sua ancestralidade indígena

Monise Borges - Foto por Jonathan Dourado

A cantora e compositora piauiense Monise Borges lança seu novo álbum “Punaré”, já disponível em todas as plataformas digitais. O projeto é um mergulho nas águas de suas raízes indígenas, conectando-se ao rio que hoje conhecemos como Parnaíba, mas que era nomeado de Punaré pelos nossos povos originários.

Monise Borges – Punaré (capa por Yacunã Tuxá)

Ouça agora: http://bit.ly/moniseborgespunare

Com mais de 20 anos de dedicação à música e um repertório autoral sólido, Monise considera “Punaré” um dos projetos mais significativos de sua carreira. “Falar da natureza, da minha história, da minha ancestralidade, da violência, do apagamento, da necessidade de cuidar das crianças e do planeta foi algo muito forte, potente e especial”, afirma a artista.

Patrocinado

O álbum conta com dez canções inéditas que evocam a espiritualidade e a profundidade da relação entre o ser humano e a natureza, especialmente as águas. Monise aborda a ideia de que, assim como os rios, a vida flui e se renova constantemente, refletindo sobre as intervenções humanas na natureza e as consequências desse impacto. “Durante toda a minha vida, senti uma forte conexão com a natureza, sobretudo com as águas. No meu segundo álbum, inclusive, incluí uma canção que era um lamento pela poluição dos nossos rios”, diz Monise.

Monise Borges – Foto por Jonathan Dourado

“Punaré” também se destaca pelo minimalismo sonoro, onde Monise decidiu se afastar de seu habitual companheiro, o violão, para focar no poder da voz, do tambor e da maraca. “Foi um exercício muito íntimo. Eu queria sentir o que o universo me enviaria, o que viria para o meu coração. Assim nasceram essas dez canções.”

Yacunã Tuxá – Foto por Marcus Leoni

A capa do álbum foi criada por Yacunã Tuxá, artista visual e ativista LGBTQIAPN+ do Povo Tuxá de Rodelas, na Bahia. Yacunã atua como ilustradora, pintora, escritora e, como curadora, atenta-se às produções artísticas feita por indígenas do Nordeste. A arte é a sua ferramenta na luta antirracista, a sua flecha. Sua expressão artística é marcada por trabalhos que capturam a diversidade e a resistência das mulheres indígenas. As interconexões entre raça, gênero e sexualidade são temas frequentemente explorados em sua obra.

“A arte que criei para a capa do álbum Punaré, da cantora indígena Monise Borges, está profundamente conectada às minhas memórias e raízes. Quando pequena, ouvi a história de que minha bisavó repousou, por dias, o ouvido na terra para escutar melhor os ensinamentos dos encantados e aprender, ali, perto das raízes de nossa planta sagrada, novos jeitos de curar. Essa imagem da minha bisavó, uma mulher indígena escutando a terra, sempre me marcou e, hoje, me toca mais do que nunca, pois me lembra da importância de estarmos atentos aos saberes e sinais de que a terra nos oferece. A música tem essa força única: ela nos transporta, desperta sentimentos e ativa memórias. Ao criar a arte de Punaré, transformei essa memória em imagem. O álbum tem cheiro de terra, a suavidade de um abraço que acolhe nossas fragilidades, mas que também desperta a força que nos motiva a romper o silêncio, o apagamento, a quebrar o pacto colonial e fazer justiça por nossos povos. Em Punaré, pude colocar o ouvido no chão e sentir vibrar inteiro o corpo-terra-sagrada que sou e que somos, todas nós, mulheres indígenas.” Yacunã Tuxá

Ouça “Punaré” no seu aplicativo de música preferido e deixe-se levar por essa experiência transformadora que conecta música, natureza e resistência. Não perca a chance de vivenciar essa obra única de Monise Borges.

FICHA TÉCNICA
Álbum “Punaré (Monise Borges)

Letra e Música: Monise Borges
Voz e vocais: Monise Borges
Guitarras: Denison D’Johnson e Mário Araújo
Teclado: Cássio Carvalho
Baixo: Jean Medeiros
Bateria: Javé Montuchô
Percussão: Alê Pinheiro
Maraca: Monise Borges
Trompete: Cleidiomar Nascimento
Captação, Edição, Mixagem e Masterização: M.A Studio por Myel Araújo
Capa: Yacunã Tuxá
Designer: Herick Araújo
Produção executiva: Noé Filho
Produção: Geleia Total

Adicionar um comentário Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem anterior

ESPETÁCULO TROPEÇO CHEGA A TERESINA EM OUTUBRO

Próximo Post

Boilerage lança segunda temporada de websérie de terror para divulgar Halloween

Patrocinado