Por Johny William
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou, nesta quarta-feira (5), a Resolução 2025 do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec), que disponibiliza R$ 13 milhões para o financiamento de projetos culturais. As inscrições ocorrem de 5 a 24 de fevereiro, exclusivamente por e-mail, e podem ser realizadas por pessoas físicas, jurídicas e grupos culturais despersonalizados (sem CNPJ). O resultado final será divulgado no dia 11 de abril.
A secretária de Estado da Cultura, Ingrid Persi, durante o lançamento da Resolução na manhã desta quarta-feira (5), anunciou uma oficina de capacitação para orientar artistas e produtores culturais sobre o funcionamento do sistema e o preenchimento da documentação necessária.
“O Siec é um dos pilares do fomento cultural no Piauí, garantindo que artistas e produtores tenham condições de transformar suas ideias em realidade. Nosso compromisso é ampliar esse acesso, promovendo mais cultura, diversidade e inclusão por meio dos recursos disponíveis”, destacou a secretária
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FORMULÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SIEC 2025
A Resolução 2025 contemplará projetos nos seguintes segmentos:
Audiovisual: cinema, vídeo, rádio, TV e novas mídias;
Artes cênicas: teatro, dança, circo, performance, mímica, humor e ópera;
Artes visuais: pintura, escultura, fotografia, desenho, gravura, intervenção, instalação e artes digitais;
Cultura Popular: folclore, mestres da cultura, quadrilhas juninas, grupos, festas e comunidades tradicionais, artesanato e culinária típica piauiense;
Humanidades: literatura e incentivo à leitura;
Música: popular, erudita, instrumental, canto e coral;
Patrimônio Cultural Material e Imaterial: museus, casas e espaços de cultura e memória, incluindo pesquisa, preservação, restauração, conservação, manutenção, salvaguarda, identificação, registro, documentação, digitalização, doação e aquisição de acervo;
Artes Integradas: ações que envolvam duas ou mais áreas culturais;
Ações Formativas: projetos, eventos ou agentes de formação e capacitação nas áreas contempladas;
Área Técnica: apoio a produtores, técnicos e trabalhadores da cadeia produtiva da cultura.
As inscrições estarão abertas de 5 a 24 de fevereiro de 2025, e devem ser feitas por meio de envio de documentação via Correios ou e-mail (siec.2025@secult.pi.gov.br). O processo seletivo ocorre em duas fases:
- Análise documental, que verificará a regularidade das inscrições;
- Apreciação do mérito cultural, realizada pelo Conselho Deliberativo do SIEC.
Cronograma
Inscrições: 05/02 a 24/02/2025
Resultado Preliminar das Inscrições: 31/03/2025
Período para Recursos: 01/04 a 03/04/2025
Resultado dos Recursos: 10/04/2025
Resultado Final: 11/04/2025
A resolução completa, incluindo detalhes sobre documentação exigida e orientações para inscrição, está disponível no site da Secult.