Animação piauiense “Atalaia” conta história de amizade entre menino e ave

Foto: Reprodução/ Burity Studio

A animação piauiense em curta-metragem “Atalaia” conta a história de Ícaro, de 7 anos, que foi passar um período de férias no litoral do Piauí e acaba formando uma amizade com uma batuíra-bicuda, ave típica da região.A batuíra-bicuda é uma ave que, atualmente, é considerada como vulnerável à extinção. Para o Burity Studio, produtora da animação, trazê-la como protagonista é uma forma de dar visibilidade a sua preservação.

Batuíra-bicuda (Foto: Reprodução/ Burity Studio)

O curta tem aproximadamente oito minutos, e se passa na Praia de Atalaia – responsável por dar nome ao projeto – localizada em Luís Correia (PI). 

A diretora da animação, Zaíra Araujo, contou que a realização já era uma ideia sua desde 2019, mas que ganhou corpo apenas em 2023, com apoio de leis de incentivo à cultura.

“Comecei a desenvolver o projeto em 2019. Mas naquele período eu achava que não tinha ainda a capacidade para terminar o projeto do jeito que eu queria, então eu engavetei. Em 2023, com os editais da lei de incentivo Paulo Gustavo, nós conseguimos inscrever o projeto e passar ele no edital Torquato Neto pelo estado do Piauí”, disse.

O curta está atualmente sendo exibido em escolas públicas do Piauí. Porém, a estreia oficial está prevista para o final de 2025. O planejamento da produção é de submeter o filme para mostras e festivais de cinema, que acontecem ao decorrer deste ano.

Foto: Reprodução/ Burity Studio

Amanda Martins, a diretora jurídica e administrativa do curta, contou sobre a experiência de poder ver as crianças finalmente assistindo seu projeto.

“A gente tentou trazer uma experiência de cinema mesmo. Organizamos as cadeiras em fila, cada um sentou, demos a pipoquinha, o suquinho, todo mundo assistiu. Foi muito legal. Porque é a primeira vez que a gente viu crianças reagindo ao curta, porque até então era só a gente da produção, e pela a primeira vez a gente viu o nosso público mesmo, e foi assim, encantador”, declarou.

A produtora Burity Studio é um coletivo audiovisual piauiense formado inicialmente por quatro amigos de escola: Zaíra Araujo, Ana Rita Meneses, Amanda Martins e Eduardo Lins.

Total
0
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas