Palhaça Jujuba e Palhaço Chicote representam o Brasil em Cabo Verde

4 - horizontal foto Renata Armelin (1)

Palhaça Jujuba e Palhaço Chicote ​representarão o Brasil em mostra de Teatro Infantil na Africa. 

“Jujuba La Luchadora X Chicote La Muerte” será o espetáculo infantil a representar o Brasil na Quarta edição da Mostra de Teatro Infantil do Mindelo (MOTIM/2018), na cidade de Mindelo,Ilha de São Vicente em Cabo Verde, continente Africano, com apresentações no dia 02 e 05 de Junho.

SOBRE O FESTIVAL 

A mostra ocorre de 1 a 6 de Junho com a participação de 13 grupos, com espetáculos locais e internacionais voltados para o público infantil. Apostando na diversidade cultural e lúdica,a mostra é a principal incentivadora de teatro voltado as crianças em Cabo Verde. Realizada pela Academia Livre de Arte Integradas do Mindelo (ALAIM), Trupe Moss e com direção artística de Janaína Alves Branco.

SOBRE O ESPETÁCULO

O espetáculo “Jujuba La Luchadora X Chicote La Muerte – Um duelo no caminho do Peabiru” foi criado em 2018 pelos artistas Chico Vinicius, Poliana Helena e direção de Cida Almeida, que integram o Clã Estúdio das Artes Cômicas. utiliza-se da linguagem do palhaço, acrobacia e dos golpes de lutas livres de ficção, inspirados nas Cholitas Luchadoras da Bolívia, para abordar temas como gênero, poder e ancestralidade para o público infantil e juvenil.

Sinopse: Jujuba é uma viajante indo para uma festa no Peru, Chicote é um fiscal de fronteira recém empossado, ambos se encontram em uma fronteira inesperada bem no meio do Caminho do Peabiru, um caminho ancestral que corta a América do Sul em direção ao Sol. Em algum lugar dessa estrada, onde nada pode, nem aqui, nem ali, nem lá, muito menos acolá,  a única forma de acabar com tantas proibições é enfrentar UM DUELO CONTRA A MORTE!

Fizeram temporada recente em Abril de 2018, com cinco apresentações em todas as regiões da cidade de São Paulo, atendendo a várias camadas de público, apresentações  para família de classe média, crianças de 2 anos e 6 anos nas periferias da cidade, em CEUs e casas de Cultura, classe artística e a comunidade boliviana na Feira da Kantuta. Temporada em parceria com o Edital de apoio à criação artística – Linguagem Circo​ – da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.

Sobre os integrantes.

Chico Vinicius – Palhaço Chicote

Ator, Artista circense e arte-educador, natural de Pedreiras-MA, criado em Teresina-PI onde teve as primeiras experiências de Teatro e morando em São paulo há dez anos, onde descobriu sua paixão pelo circo e o palhaço. Formado em Humor na SP escola de Teatro (2013/2014). Atualmente participa do Núcleo de pesquisa: Intérprete e a máscara, sob orientação de Cida Almeida.

Poliana Helena – Palhaça Jujuba

Graduada em Rádio e TV (Anhembi Morumbi 2008) Pós Graduada em Gestão Cultural ( SENAC 2013) Técnico ator (SENAC 2008).  Atriz com trabalhos circulados em São Paulo e Rio de Janeiro , como Palhaça Jujuba “A Viajante” esteve na comunidade Las Conchas ( El Salvador – América Central 11/2015); nas cidades de Nice (litoral) e Paris 03/2016 . Abril de 2016 (Bucareste na Romênia- Leste Europeu) dentro da escola de tênis Sever Dron, 11/2017; no III Congresso CVC (Quito – Equador). 01/2018 na inauguração Teatro Trono (El Alto -Bolívia). Fez temporada com o espetáculo de rua Feira de Fábulas na rua em 2015. Circulou em 2017 pela cidade de São Paulo com o número “Ai que saudade do meu ex” Inspirado na cantora sertaneja Marília Mendonça. No número Jujuba La Luchadora X Chicote La Muerte, fez imersão de pesquisa na Bolívia no ano de 2018 e circulação em abril de 2018 pelas 5 regiões da cidade de São Paulo. @PolianaHelena/ facebook

Cida Almeida – Diretora

Natural de Salvador – Bahia formou-se como Artista pela ESCOLA DE ARTE DRAMÁTICA-ECA/USP em 1985 e no então curso de Magistério em 1982. Bacharel em Filosofia pela UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA -UNISUL. Desde 87, vem ministrando cursos e dirigindo espetáculos na linguagem das máscaras, com vistas à divulgação e à formação de artistas por meio de uma pedagogia para o Intérprete Popular. Ministra cursos, dirige espetáculos e mantém um núcleo de estudos e pesquisa da arte cômica. Está à frente do Clã – Estúdio das Artes Cômicas, núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro desde 2001 e seu estúdio onde cria, pesquisa e dá aulas. Coordenou a Oficina Cultural do Estado de São Paulo “Amácio Mazzaropi” no período de 2007 a 2015.

MAIS INFORMAÇÕES EM:  http://cidaalmeida.wix.com/cidaalmeida

CLàESTÚDIO DAS ARTES CÔMICAS

Fundado em 2001 por Cida Almeida, o grupo tem em sua trajetória um fazer teatral específico baseado em pesquisas, experimentações e treinamentos em busca de uma antropologia teatral, explorando especialmente a linguagem das máscaras.

@ClaEstudio/facebook

fontes:

https://muzika.sapo.cv/eventos/novidades-eventos/artigos/quarta-edicao-da-mostra-de-teatro-infantil-do-mindelo-chega-a-santo-antao

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas