Cantores, Escritores, Poetas e Youtubers  de renome nacional arrenganharão seus talentos no 17º Salão do Livro do Piauí – (Salipi 2019)

E aí negrada! Então, o Salão do Livro do Piauí está entre os maiores eventos literários do nordeste. O SALIPI ajunta anualmente cerca de 180 mil pessoas e serve como ponto de encontro entre artistas e público. Esse ano, o evento acontece entre os dias, 31 de maio a 09 de Junho de 2019. São 10 dias papocando exposições, bate-papos literários, danças, músicas  e apresentações teatrais, comercialização de livros e outros produtos em torno da leitura.

Com o tema “A leitura engradece a alma”, o lero  Salipi vai homenagear a escritora arretada Cecília Mendes. Serão lembrados ainda na conversa fiada, o centenário das obras: Pandora de Da Costa e Silva; e Cidades Mortas, de Monteiro lobato e Carnaval de Manuel Bandeira.

Além da Feira de Livros, e das diversas apresentações, o 17º Salipi vai contar com o Salipinho, espaço com atividades voltadas para o púlbico infantil com contação de histórias, cineminhas, leituras e peças teatrais. Ô chapuleta!

O foli acontece entocado no Espaço Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí em parceria com a Fundação Dom Quixote. O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai apoiar o evento. Além de investimentos na infraestrutura, os alunos da rede pública estadual vão receber um ‘cheque-livro’ para aquisição de livros no evento.

Os arretados(a)s influentes já foram confirmados, como os jornalistas; Francisco José, Xico Sá e Marçal Aquino; o cordelista Braúlio Bessa; as escritoras feministas Djamila Ribeiro e Joice Berth; a digital influencer Débora Aladim e o roteirista Frederico Elboni.

Eita Piauí chique e intelectual! É mais um estrondo para ninguém botar catinga. Conhecimento, arte e cultura reunidos numa moléstia boa. O que falta agora é cuidar.  Se apronte e siga bem vip, vai enriquecer teu conhecimento no nosso SALIPI.

Confira abaixo a programação:

Programação do 22°

Dia 31/05 (Sexta- Feira)

19h Solenidade Oficial de Abertura

Show com…

01/06  (Sábado)

19h Palestra: Crônicas de Amor e resistência

Palestrante: Xico Sá (Escritor e Jornalista. Nascido no Cariri – CE, começou a carreira como jornalista no Recife, atuou como repórter investigativo e publicou livros de contos, crônicas e romances. Vive atualmente no Rio de Janeiro).

02/06 (Domingo)

19h Bate-Papo Literário e Sessão de autógrafos com Débora Aladim (MG)

Débora Aladim (MG) ( Estudante de História da UFMG, Youtuber, influenciadora digital e autora do livro Redação Infalível. O canal Débora Aladim em que a autora dá dicas de estudos é um dos cinco maiores canais de educação do Brasil com mais de 2 milhões de seguidores).

03/06 (Segunda-Feira)

19h- Palestra: Desafios das Grandes Reportagens

Palestrante: Francisco José (Pe) ( Jornalista, Escritor e Apresentador de Televisão premiado. Há mais de três décadas atua como Repórter /especial da Rede Globo).

04/06 (Terça-Feira)

19h- Bate Papo Literário e Sessão de autógrafos com o escritor Fred Elboni (SC).

Fred Elboni (SC) ( Escritor, Publicitário, Youtuber, autor-roteirista do Programa Amor & Sexo da Rede Globo e dono do blog “ Entenda os Homens”)

05/06 (Quarta-Feira)

19h Palestra: Poesia Que Transforma

Palestra: Braúlio Bessa(CE) (Cordelista, criador da página Nação Nordestina, Consultor Cultural e apresentador do quadro Poesia com Rapadura do Programa Encontro com Fátima Bernardes da Rede Globo).

06/06 (Quinta-Feira)

19h Palestra: Descobri que estava morto.

Palestrante: João Paulo Cuenca (RJ) (Escritor e cineasta. Autor de “Descobri que estava morto”, eleito o melhor romance do ano 2017 pelo Prêmio Literário da Biblioteca Nacional. Mestrando do programa de Teoria Literária Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – USP).

07/06 Sexta Feira

19h- Você só precisa ser a melhor versão de si mesmo

Palestrante: Rimar Segala (SP) ( Doutorando em Linguística pela UNESP, Mestre em Estudos da Tradução e Graduado em Letras Libras pela UFSC e em Matemática pelo Centro Universitário assunção. Atulamente é Professor Assistente II do Departamento de Psicologia no Curso de Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa da Universidade de São Carlos- UFSCar/SP).

14h Arte espírita (Grupo Musical).

14h30min – Palestra: O papel do livro espírita na transformação da humanidade: das primeiras religiões ao Espiritismo.

Palestrante: Dr. Severino Celestino da Silva (PB)(Professor, escritor, pesquisador do hebraico e das religiões, graduado em Odontologia em especialização em Periondontia, mestrado em Clínicas Odontológicas pela Usp e doutorando em odontologia Preventiva e Social pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco. É Professor da Universidade Federal da Paraíba).

16h10 min- Mesa Redonda com Samuel Aguiar (Parnaíba), Adriana Paula (Piripiri) e Severino Celestino da Silva(PB).

17h30min Encerramento com arte espírita

19- Bate-Papo Literário e Sessão de autógrafos com a escritora Paula Pimenta.

Paula Pimenta (MG) (Escritora, Publicitária, Blogueira e compositora, conhecida principalmente por suas séries “Fazendo Meu Filme” e Minha Vida Fora de Série”. Paula Pimenta estudou música na UEMG e Teatro, morou em Londres, onde estudou escrita criativa e escreveu seu primeiro romance, Fazendo meu filme. No Brasil, trabalhou com marketing e como professora de música, até se tornar escritora em tempo integral).

09/06 (Domingo)

15h – Afetividades: 50 anos do levante de Stonewall.

Debatedores: Kelma Gallas (PI) (Jornalista, professora e pesquisadora, autora de literatura voltada para temas LGBT), Noé Filho (PI) (Produtor cultural, idealizador e coordenador da Geleia Total e autor do livro Cores sob nossas peles), Roney Rodrigues (PI) (Ator e produtor cultural, cofundador da Frente Bissexual no Piauí e administrador do Blog Bissexuais do Brasil, uni-vos!) e Letícia Carolina (PI) (Professora Mestra da UFPI, mulher trans, negra e gorda). Mediadores: Prof. Dr. Luizir de Oliveira (Coordenador do Curso de Filosofia da UFPI);
Prof. Dr. Sílvio Henrique V. Barbosa (Coordenador do Curso de Jornalismo da UFPI). A mesa Afetividades composta por um representante de cada sigla do movimento LGBT celebra os 50 anos do levante de Stonewall, bar gay de Nova York que se tornou símbolo da luta LGBT após três dias de conflito de rua com a polícia por causa das constantes violências sofridas nas batidas policiais. O evento no SaLiPi marcará a criação do primeiro grupo de estudos LGBT da UFPI.

19h Bate-Papo e Sessão de  autógrafos com as escritoras Djamila Ribeiro (SP) e Joce Berth (SP).

Djamila Ribeiro (SP) ( Filósofa, escritora, pesquisadora e mestra em Filosofia Política pela Univeridade Federal de São Paulo – Unifesp. Tornou-se conhecida no país por seu ativismo na internet e através do seu livro Quem tem medo do feminismo negro?).

Joice Berth (SP) (Escritora, feminista negra, arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Nove de Julho e pós-graduada em Direito Urbanístico pela PUC-MG. Autora do livro O que é Empoderamenro?, terceiro da coleção Feminismos Plurais, organizada pela mestra em Filosofia Djamila Ribeiro. Foi colunista do site Justificando e atualmente escreve para a revsita Carta Capital. Pesquisasobre direito à cidade, com recorte de gênero e raça).

Fonte: www.salipi.com.br

Faça o download da Programação Completa do SaLiPi.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas