Como otimizamos nosso site usando plugins

O nosso site é construído em cima da plataforma WordPress que nos oferece diversos recursos, tais como:

  • Gerenciamento de conteúdo como postagem, imagens e vídeos;
  • Gerenciamento de páginas, menu;
  • Customização das páginas com cores, posição de elementos, fonte dos textos;
  • Administração e controle de acesso para editores e autores;
  • Auditoria de comentários e tantas outras coisas;

O WordPress é uma ferramenta bem robusta e madura, entretanto, ele, sozinho, não nos oferece todos os recursos que precisamos, como:

  • Otimizar nosso site para que ele fique mais rápido em conexões mais lentas;
  • Fácil de ser encontrado pelos motores de busca como Google, Bing e Yahoo;
  • Otimizado para navegação em celulares e internets 3G/4G;
  • Integração automática como as ferramentas do Google.

Para os recursos extras, o WordPress oferece plugins que você literalmente pode pluga-los em seu site e oferecer novos poderes ✨. Nesta página, você encontra todos os plugins disponíveis: https://wordpress.org/plugins/

Aqui, vou apresentar alguns dos que usamos na Geleia e que podem te ajudar na escolha do melhor para o seu site ou projeto.

SEO 🔎

Yoast é um dos mais completos plugins para otimização de SEO, pois ele analisa todo o seu site e oferece várias recomendações de configuração para torná-lo mais acessível para os motores de busca e redes sociais, oferece recomendações de palavras-chave para o conteúdo ser mais relevante, a forma como seu conteúdo será apresentado na busca e nas redes sociais e muito mais.

O Schema estrutura melhor o conteúdo por trás do que nós não vemos, pelo código, mas os motores de busca leem e interpretam esse código para tentar extrair esse conteúdo; quanto melhor estruturado, maior é a eficiência com que os os rôbos conseguirão extrair o que é importante do seu texto para incluir nos mecanismos de busca. Isso é fundamental de ser incluído no seu site. Você pode testar se seu site está com uma estrutura semântica apropriada através deste link: https://search.google.com/structured-data/testing-tool/u/0/

Performance 🚀

AMP, ou Accelerated Mobile Pages, é uma nova tecnologia desenvolvida pelo Google que otimiza seu site para que seja carregado o que é realmente essencial, apenas o conteúdo, para pessoas que acessam o seu site via celulares com conexões lentas, além de fazer uma cópia estática do seu site nos servidores do Google ao redor do globo. Assim, se uma pessoa acessar em Portugal, o usuário irá receber o site do servidor mais próximo dele, oferecendo uma experiência bem mais rápida.

Quando seu site está adaptado para o AMP, o Google considera que ele tem a preocupação em oferecer a melhor experiência para os seus usuários e, com isso, seu site fica melhor avaliado e seu ranking pode subir nos resultados de busca. Tenha atenção, pois nem todos os templates do WordPress são adaptados para AMP.

Quando o seu site está habilitado para AMP, ele apresenta esse ícone do raio nos resultados das buscas de celular, que indica que o site está bem otimizado para ser carregado em dispositivos móveis.

Aqui, você encontra vários casos de empresas que já usam o AMP e seus benefícios: https://amp.dev/success-stories/

Esse plugin otimiza ainda mais o carregamento de seu site tanto para desktop como para celulares/tablets. Explicando de forma um pouco mais técnica: um site possui vários arquivos de texto de diversos formatos, alguns deles são responsáveis pelas interações no site, a personalização e o conteúdo, o plugin otimiza esses arquivos e os comprimi para torná-los menores e mais rápidos de serem carregados.

Como todo site tem muita imagem, um dos principais problemas de carregamento é o tamanho e o peso delas. Assim, o plugin ajuda que de toda imagem que é enviada para o WordPress e inserida em seu conteúdo sejam geradas cópias em diversos tamanhos e comprimidas, isso quer dizer que é reduzido o seu peso sem perder a qualidade. Dessa forma, quando a imagem é disponibilizada, é apresentada a melhor opção, com o melhor formato e o menor peso.

Bônus

É um plugin recém-lançado pelo Google que facilita muito nossa vida, pois ele já permite conectar seu site com as principais ferramentas de monitoramento e análise do Google, como Google Analytics, Google Search Console, Google PageSpeed Insights, Google Ad Sense, Google Optimize e Google Tag Manager.

Antigamente, você precisava configurar parte dessas ferramentas manualmente ou instalar diversos plugins, e constantemente não era fácil administrar todas elas e consolidar os dados para gerar relatórios. Com isso, o Google teve a óbvia ideia de reuni-las em uma única instalação e consolidar os dados em relatórios que qualquer pessoa entenda sem precisar ser expert em marketing ou métricas.

Facilmente, você pode entender como os usuários acessam o site, quais palavras são mais buscadas, quais páginas acessadas e entre outras análises bem úteis.

O nosso painel do google site kit

Recomendações

Como a maioria dos plugins são desenvolvidos por programadores voluntários, que disponibilizam essas ferramentas gratuitamente, você precisa ter o cuidado quando for escolher. Para maior segurança, seguem alguns aspectos que sempre avalio antes de incluir um plugin em nosso projeto:

  • O quanto ele é bem avaliado;
  • Ver os comentários (Reviews): se ele possui algum problema grave, como algum bug não resolvido ou falha de segurança;
  • O quanto ele é atualizado com frequência;
  • Se o plugin está disponível para a versão do seu WordPress (sempre mantenha seu WordPress atualizado);
  • Sempre atualize seus plugins.

Na página de cada plugin, você pode encontrar todos os itens que citei e muito mais:

Um exemplo de página de plugin

Desejo que esse artigo possa orientá-lo(a) melhor em seu projeto. Compartilha com a gente quais plugins você recomenda ou que utiliza em seus sites! 😃

Revisão: Paulo Narley.

5 Shares:
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You May Also Like
Leia mais

Receita de Bomba

A bomba é um salgado tipicamente teresinense. Ele surgiu quando a dona Marlene Ferreira, sua criadora, resolveu empanar e…
Leia mais

Receita de Cajuína

Cajuína é uma bebida não alcoólica, feita do suco clarificado e cozido do caju. A clarificação se dava…