Escritora Fernanda Paz publica conto “Torquato” na Revista Subversa

No dia 15 de janeiro de 2021 a Revista Subversa publicou a edição digital especial com textos inéditos de alguns dos escritores indicados na edição do ano passado do Projeto Julho Literário, entre esses texto está o conto inédito “Torquato” da escritora e artista visual piauiense Fernanda Paz.

 

 

Fernanda Paz é natural de Teresina, Fernanda é formada em Artes Plásticas e Pedagogia com especialização em Educação infantil. A escritora é poetisa, contista e dramaturga. Tem trabalhos publicados em revistas e é autora do livro “O buraco e outras histórias” (2013), além de ter participado das antologias “Antologia transcultural de poesia feminina” (2012) e “Blasfêmeas: elas entre poemas e prosas” (2014). Fernanda Paz já estudou teatro, atuou em dois curtas-metragens, também tem trabalhos na área da música, além de pintar, desenhar e escrever no blog “Lapsos”.

Segundo a escritora, a Subversa é uma revista literária conhecida por suas belíssimas edições e público fiel, pessoas interessadas em buscar o que a literatura tem a oferecer de peito aberto, é uma honra imensa poder ver o meu trabalho dentro desse circuito que vai do Brasil a Portugal com tanto cuidado e beleza.

“Foram muitas conversas, encontros virtuais acerca desse projeto que já vinha desde o julho literário, conheci pessoas e trabalhos maravilhosos, é sempre um aprendizado e foi bonito ver a pluralidade do país. Apesar da distancia estivemos conectados esteticamente, é possível perceber no resultado final da revista, mesmo com tantas particularidades em estilos”, frisa Fernanda Paz.

Sobre o projeto literário

O Julho Literário é uma ação de incentivo à leitura, criada pelo escritor Dan Porto, radicado em Curitiba. A segunda edição, em 2020, aconteceu através de vídeos veiculados no YouTube e ocorreu em parceria com o blog Best Não Tão Seller, tendo contemplado a indicação de vinte autoras e autores contemporâneos e independentes, de onze estados do Brasil – Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Bahia, Roraima, Acre, Piauí e Pará.

Edição digital em www.revistasubversa.com

A Subversa é uma revista literária especializada no eixo Brasil-Portugal, fundada em agosto de 2014. O objetivo da revista é estimular a produção de literatura, a leitura e a comunicação entre autores contemporâneos portugueses e brasileiros. A publicação na Subversa envolve a divulgação e o estímulo artístico, e privilegia a abertura de espaços para que todos possam pleitear a publicação.

          “Queríamos descobrir artistas atuais e indicar seus trabalhos, incentivar a leitura dos contemporâneos e daqueles à margem das grandes editoras. Conseguimos isso na edição 2020 do Julho Literário. Mas agora fomos além, a Subversa nos acolheu com essa ideia de editar, em caráter especial, uma seleção dos escritores indicados. O que vem depois não sabemos, mas o projeto rompeu todas as expectativas e metas traçadas até então. Estamos muito felizes com a edição, com o apoio da revista e a participação de todos os artistas”, conta Dan Porto, organizador da edição, ao lado das próprias editoras da revista.

Textos inéditos das autoras e dos autores a seguir (contos e poemas):

Alvaro Posselt – PR;

Danilo Mendonça Martinho – SP;

Rodolfo Minari – SP/AC;

Thassio Ferreira e Felipe Fleury – RJ;

Elimacuxi – RR; Ângela Vilma – BA;

Fernanda Paz – PI; Pedro Belo Clara – Lisboa.

Entrevistas com: Ângela Vilma, professora e escritora baiana, e Itamar Vieira Jr., vencedor do Prêmios Leya (2018), Jabuti e Oceanos (2020).

Capa sobre desenho de: Americo Joaquim.

Organização: Dan Porto e Subversa.

Contato

danporto30@gmail.com

Instagram @danportoeu ou @revistasubversa

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas