Festival Internacional de Dança (JUNTA) acontece de forma gratuita e lança campanha de apoio

Fotos: Victor Martins

A 7ª edição do JUNTA – Festival Internacional de Dança acontece do dia 2 ao dia 4 de dezembro. O Festival acontece sem patrocínio de instituições públicas ou privadas e terá a programação inteiramente gratuita. Para garantir a realização desta edição, a organização lançou uma campanha buscando apoio e doações a partir da sua rede de amigos, parceiros, público e voluntários para compor a equipe.

“Em um outro momento, talvez a nossa decisão fosse deixar o Junta para o próximo ano, mas neste momento pós vacina, onde todo mundo está voltando a frequentar eventos artísticos, achamos extremamente importante realizar esta edição, pela primeira vez nestes sete anos sem patrocínio. Sinto que precisamos fazer agora e acredito que nosso público vai se engajar e criaremos um movimento bonito de cooperação”, diz Janaína Lobo, que faz parte da direção e curadoria do JUNTA.

Fotos: Victor Martins

O JUN7A traz como recorte curatorial o “Kintsugi”, técnica centenária japonesa que consiste em reparar as peças de cerâmica quebradas, deixando a mostra suas cicatrizes, destacando as rachaduras e reparos como simplesmente um evento na vida do objeto, em vez de permitir que o seu serviço termine no momento de seu dano ou ruptura.

“O conceito vem desse juntar de cacos para seguir, ciente das cicatrizes, resilientes e vendo uma vida melhor no futuro. Nós olhamos para as nossas marcas e vamos dançar nesse caos, com as dores, com vontade de provocar emoções, encontros, criando mundos possíveis. Com resiliência e desejo de transformar”, comenta Janaína.

Fotos: Victor Martins

A programação contará com o resultado da residência “Corpo, cidade e política” com a artista alemã Antje Schupp e um grupo de cinco artistas teresinenses, que é uma parceria com a instituição Suíça Pro Helvetia através do programa COINCIDÊNCIA. A residência teve início no dia 08 de novembro e se encerra com apresentação durante a programação do JUN7A. Os demais espetáculos serão de artistas nacionais e locais.

Fotos: Victor Martins

Sobre o Festival

O JUNTA – Festival Internacional de Dança é um conjunto de ações artísticas e formativas idealizado pelos piauienses Datan Izaká, Jacob Alves e Janaína Lobo. O Festival tem a dança contemporânea como foco e ponto de reflexão sobre a arte e o mundo. Busca a experiência estética, o encontro, a formação artística e de público, o fomento à dança e arte locais, a criação e manutenção de redes de conexão e a ressignificação de espaços públicos. Visa “deseducar o olhar”. O JUNTA acontece anualmente em Teresina desde 2015.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas