Arte e cultura como agentes de saúde e prevenção

Quando se fala em saúde, na verdade pensamos muito mais na falta dela. Quando já estamos doentes, precisando de algum remédio, algum tratamento específico. Pensamos em sintomas físicos aparentes, evidentes ou que podem ser identificados por exames técnicos.

Em 1947, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”. Ou seja, a saúde é um conceito bem mais amplo e leva em conta aspectos mentais, sociais, não apenas o bem-estar físico.

A arte e a cultura são, então, peças fundamentais para a nossa saúde. Muitas vezes colocadas apenas no lugar de lazer ou entretenimento, estarmos em contato com a arte e com a nossa cultura tem um papel importante para proporcionar saúde e prevenir uma série de doenças físicas e transtornos psicológicos.

Dra. Monik Moura – Foto Maegen Shelly

A Dra. Monik Moura, da Vem Prevenir, ressalta:

“Durante toda a nossa vida, a arte e a cultura podem influenciar a saúde de forma positiva. Por exemplo, estudos mostram que crianças pequenas com pais que leem histórias desenvolvem melhor concentração, assim como a prática do canto, melhora a memória e a atenção. A dança auxilia no equilíbrio do peso corporal, pode beneficiar a coordenação motora e contribuir na reabilitação de portadores de doença de Parkinson. A música pode diminuir os sintomas de pessoas com demência e reduzir os efeitos colaterais do tratamento do câncer.”

É com esta perspectiva que a empresa piauiense Vem Prevenir atua, buscando melhorar vidas e possibilitar um futuro mais saudável e produtivo, levando os avanços da medicina preventiva ao lar e trabalho das pessoas, fazendo gestão de saúde e segurança no trabalho para empresas e agora, está lançando um clube de benefícios que vai facilitar o acesso à serviços que promovem saúde.

Um dos parceiros neste clube de benefícios será a Geleia Total, oportunizando para os funcionários das empresas clientes da Vem Prevenir momentos de maior conexão com a cultura e com os artistas da nossa terra.

Os benefícios da valorização da arte e da cultura são muitos, alguns a princípio que nem imaginamos. A sociedade como um todo abraçando cada vez mais a nossa arte e a nossa cultura, com certeza teremos muitos frutos, tanto no curto quanto no longo prazo.

Total
0
Shares
1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas