Modo escuro Modo claro

Procissão das Sanfonas retorna de forma presencial

Hoje acontecerá a Procissão das Sanfonas de Teresina de 2022 que retorna de forma presencial. O evento começa com a concentração dos sanfoneiros a partir das 15h na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, na praça Saraiva, e após a bênção das sanfonas, os músicos sairão em cortejo até o Museu do Piauí. Segundo os organizadores, neste ano o evento homenageará os 80 anos de Gilberto Gil e os 75 anos da música Asa Branca.

A caminhada dos sanfoneiros ocorre há mais de 13 anos pelas ruas do Centro de Teresina e é promovida pela Colônia Gonzaguiana do Piauí. No dia 2 de agosto, que marca a morte do cantor e compositor Luiz Gonzaga, os músicos e artistas da cultura popular piauiense se juntam nessa grande celebração levando a música de Luiz Gonzaga pelas ruas do centro da cidade.

A ação é idealizada pela Colônia Gonzaguiana do Piauí- grupo de fãs do Rei do Baião, músicos e pesquisadores- a manifestação cultural mobiliza artistas de todo o Estado.

Patrocinado

“Gil buscou agregar às sonoridades do Nordeste toda a riqueza musical de outros gêneros musicais populares. O Baião foi responsável pela estruturação de grande parte das canções de Gil. Em suas entrevistas, ele sempre ressalta a importância das sonoridades gonzagueanas para a elaboração de sua obra. O repertório gonzagueano interferiu realmente na visão de mundo desse homenageado”, pontuaWilson Seraine.

Ainda haverá homenagens aos gonzaguianos que colaboram para a realização da Procissão.

“A Procissão é um dos eventos mais aguardados pelos piauienses. Após dois anos sem uma edição presencial, temos muito a comemorar. A nossa cultura precisa ser celebrada e valorizada”, diz Wilson Seraine.

 

Fonte: Cidadeverde.com

Adicionar um comentário Adicionar um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagem anterior
O fundo é feito com pinceladas de azul e um brilho amarelo bem no centro da imagem. Em estaque está escrito: Piauí 2122 em uma fonte redonda, mas com algumas pontas afiadas, a primeira e o último número, o "p" e "2" respectivamente, estão em laranja enquanto que todo o resto da frase está na cor preta. Na parte de baixo, há uma nave espacial. Do lado esquerdo há um sol. Na parte de cima há um astronauta flutuando com dois planetas ao fundo. No canto inferior direito da imagem, há a logo da Geleia Total.

Vem aí o primeiro concurso literário da Geleia Total: Piauí 2122

Próximo Post

Evento: Arte + tecnologia: cultura digital

Patrocinado