Procissão das Sanfonas retorna de forma presencial

Hoje acontecerá a Procissão das Sanfonas de Teresina de 2022 que retorna de forma presencial. O evento começa com a concentração dos sanfoneiros a partir das 15h na Igreja Catedral de Nossa Senhora das Dores, na praça Saraiva, e após a bênção das sanfonas, os músicos sairão em cortejo até o Museu do Piauí. Segundo os organizadores, neste ano o evento homenageará os 80 anos de Gilberto Gil e os 75 anos da música Asa Branca.

A caminhada dos sanfoneiros ocorre há mais de 13 anos pelas ruas do Centro de Teresina e é promovida pela Colônia Gonzaguiana do Piauí. No dia 2 de agosto, que marca a morte do cantor e compositor Luiz Gonzaga, os músicos e artistas da cultura popular piauiense se juntam nessa grande celebração levando a música de Luiz Gonzaga pelas ruas do centro da cidade.

A ação é idealizada pela Colônia Gonzaguiana do Piauí- grupo de fãs do Rei do Baião, músicos e pesquisadores- a manifestação cultural mobiliza artistas de todo o Estado.

“Gil buscou agregar às sonoridades do Nordeste toda a riqueza musical de outros gêneros musicais populares. O Baião foi responsável pela estruturação de grande parte das canções de Gil. Em suas entrevistas, ele sempre ressalta a importância das sonoridades gonzagueanas para a elaboração de sua obra. O repertório gonzagueano interferiu realmente na visão de mundo desse homenageado”, pontuaWilson Seraine.

Ainda haverá homenagens aos gonzaguianos que colaboram para a realização da Procissão.

“A Procissão é um dos eventos mais aguardados pelos piauienses. Após dois anos sem uma edição presencial, temos muito a comemorar. A nossa cultura precisa ser celebrada e valorizada”, diz Wilson Seraine.

 

Fonte: Cidadeverde.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas