Estão abertas as inscrições para a convocatória de obras da I Mostra Piranhão de Cinema

As inscrições para a I Mostra Piranhão de Cinema podem ser realizadas de 22/11 a 19/12.
A I Mostra Piranhão de Cinema acontecerá durante quatro dias e será realizada de forma híbrida para que conecte o Maranhão e o Piauí, além de outras regiões brasileiras e do mundo. O nome Piranhão, já conhecido na região, é uma referência aos moradores dessas fronteiras entre os dois estados, com destaque para quem vive entre os rios Parnaíba e Poti e tem como proposta fortalecer a cultura cinematográfica e formação do público critico descentralizando dos eixos de produção conhecidos e hegemônicos.
Além disso, o coletivo Labcine tem como objetivo trabalha os eixos memória, identidade e decolonialidade nessa mostra, portanto propõe um questionamento dos “meios físicos e espaços hegemônicos de manutenção da memória, fortalecendo e afirmando perspectivas  identitárias em obras e discussões que pautam a oralidade.”
Serão selecionadas 15 obras, entre elas, 10 filmes (sendo 2 longas-metragens e 8 curtas-metragens) e 5 videoclipes.
As obras devem estar sustentadas nos seguintes eixos temáticos: Negritude, Cinema Periférico, Povos Originários e Cultura Regional, tendo como pontos de partida as discussões de memória, identidade e decolonialidade.
A convocatória visa selecionar e difundir as produções audiovisuais realizadas por piauienses e/ou maranhenses naturais que residam nestes estados ou em outros do país.
A curadoria será de Renata Fortes,Weslley Oliveira e Amanda Drumont. 

As categorias:

3.2 – Curta-metragem – Para efeito deste edital, considera-se curta-metragem obras cinematográficas nos gêneros: ficção, documentário, animação, experimental, com duração máxima de até 20 (vinte) minutos, finalizadas em formato digital .MOV ou MP4, Codec h264 (conteúdo e créditos);

3.3 – Videoclipe – Para efeito deste edital, considera-se videoclipe obras com duração máxima de 8 (oito minutos), finalizadas em formato digital .MOV ou MP4, Codec h264 (conteúdo e créditos);

3.4 – Longa-metragem – Para efeito deste edital, considera-se longa-metragem obras cinematográficas nos gêneros: ficção, documentário, animação, experimental, com duração superior a 60 minutos, finalizadas em formato digital .MOV ou .MP4, Codec h264.

Para inscrever a obra, o interessado deverá acessar o site: https://labcinefilmes.com/mostra-piranhao/  ou o perfil do instagram do @labcine e ler o regulamento.

Formulário de inscrição

A I Mostra Piranhão de Cinema é uma realização do Centro Cultural Vale Maranhão e Labcine Filmes, com apoio da ASSAAC (Associação Amigos da Arte e da Cultura do Piauí, Instituto Ubíqua, Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC) e do Centro Acadêmico de Comunicação Social.
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas