Livro sobre a história da agroecologia no Piauí será lançado em abril

Livro A agroecologia no Piauí em um fundo laranja.

 

 

O livro “A Agroecologia no Piauí: trilhas e tramas para o bem viver” retrata a história da agroecologia no Piauí, da década de 1980 aos dias atuais. O livro reúne 33 relatos escritos por mais de 80 pessoas que constroem o movimento agroecológico de norte a sul do Piauí. O lançamento do livro acontecerá no dia 5 de abril, na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (ADUFPI), às 18h30.

Com mais de 500 páginas e um vasto acervo fotográfico colorido e ilustrado, o livro apresenta diferentes iniciativas agroecológicas, orientadas pelo bem viver coletivo. Cada capítulo retrata uma diferente iniciativa do estado, ao longo de quatro décadas de história. A obra traz para o debate distintos temas da agroecologia: agricultura sem veneno, saberes tradicionais, empoderamento feminino, lutas sociais, cultura popular, políticas públicas e assistência técnica.

O livro foi idealizado e organizado por quatro professoras e pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento: Valéria Silva, doutora em Sociologia Política; Cristiane Carneiro, doutora em Agronomia; Camila Calado, doutora em Comunicação e Cultura; e Lila Luz, doutora em Serviço Social. Para contar a história da agroecologia no Piauí, as pesquisadoras convidaram agricultores/as, técnicos/as, militantes, professores, artistas, artesãs e estudantes.

O material dá destaque também para a importância da presença feminina nos diversos espaços que compõem a agroecologia e conta com o prefácio da primeira mulher no cargo de governadora do Piauí, Regina Sousa.

O livro pode ser adquirido de três formas: no lançamento do livro; através do instagram @agroecologiapiaui; e na livraria da Universidade Federal do Piauí, localizada no Espaço Rosa dos Ventos.

 

Quer Sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas