Fábio Solon promove exposição “Doce memória perdida em um Maio Amarelo”

A exposição “Doce memória perdida em um Maio Amarelo”, do artista visual e pesquisador da saúde coletiva, Fábio Solon, é uma ação que vem a somar à programação do Maio Amarelo no Piauí, campanha que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A abertura da exposição será no dia 17 de maio (quarta-feira), às 9h, no Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI, e fica aberta para visitação até o dia 31 de maio.

A iniciativa é uma realização do Departamento de Medicina Comunitária da UFPI, do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e do Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI, e na abertura ainda haverá uma roda de conversa com especialistas do CIATEN, STRANS, DETRAN e PRF.

A exposição é assinada pelo artista visual Fábio Solon, que também atua como docente do Departamento de Medicina Comunitária da UFPI, supervisor da plataforma de políticas públicas do CIATEN e docente dos mestrados RENASF e PROFSAUDE. Fábio vem se destacando por construir uma interface entre saúde e arte, assim como chamar atenção, promover conscientização e mobilizar as pessoas para os temas relacionados à saúde pública.

O artista piauiense iniciou a divulgação da sua produção artística em 2002, período em que residia em Sobral, Ceará. Em Sobral, realizou uma série de exposições nos principais espaços de cultura da cidade, abordando temáticas relacionadas à cultura da cidade, educação e saúde. Em meio a pandemia, coordenou o projeto de extensão da UFPI “TE ALUI”, junto ao professor Emídio Matos, em parceria com a Geleia Total, que buscou construir uma aproximação entre a necessidade de informação sobre a pandemia de COVID-19 e a expressão por meio da arte de forma leve e criativa.

Atualmente, tem estudado as distintas possibilidades de expressão artística aliada à Pesquisa Qualitativa em Saúde, como as exposições Doce transtornado (2019), sobre acesso à saúde da população trans; Doce transmutação (2022), sobre histórias de vida de pessoas acometidas pela hanseníase; e, agora, Doce memória perdida em um Maio Amarelo (2023), sobre cultura de paz e segurança no trânsito.

“Espero que essa exposição possa sensibilizar e mobilizar as pessoas para a cultura de paz e segurança no trânsito. Precisamos reunir esforços e aglutinar recursos para a mudança do panorama nacional de acidentes de trânsito no qual o Piauí se destaca negativamente. O movimento é de todos nós!” Fábio Solon

“Doce memória perdida em um Maio Amarelo” proporcionará, sobretudo, uma experiência. Quem visitar a exposição poderá se aprofundar nessa temática e terá várias oportunidades de interação. Serão explorados muitos recursos para além de uma perspectiva visual. São mais de 12 pinturas em tela com tinta acrílica, além e instalações com elementos importantes para a mensagem da exposição.

O Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI se localiza no Centro de Ciências da Natureza II (CCN2), atrás do Centro de Tecnologia (CT) da UFPI em Teresina. Além da exposição, o público também pode conhecer o acervo que expõe vestígios arqueológicos e paleontológicos. A exposição de Arqueologia permite que o visitante observe, de perto, utensílios e manifestações artísticas produzidas há muitos anos pelos seres humanos. Na área Paleontológica é possível acompanhar um resumo de como a biodiversidade se modificou na Terra desde os primórdios até os dias atuais.

SERVIÇO

🟡 Exposição “Doce memória perdida em um Maio Amarelo”, por Fábio Solon
🚦 Cultura de Paz e Segurança no Trânsito

O artista visual e pesquisador da saúde coletiva Fábio Solon propõe nesta exposição uma experiência imersiva, com recursos para além de uma experiência apenas visual, instigando os visitantes a refletirem sobre a cultura de paz e segurança no trânsito, assim como ampliar a compreensão do cuidado em saúde, tendo em vista os acidentes de trânsito.

📆 Abertura: 17/maio (quarta)
⏰ 9h
🗣️ Também haverá na abertura uma roda de conversa com especialistas do CIATEN, STRANS, DETRAN e PRF

📆 Visitação: De segunda a sexta, até o dia 31 de maio
⏰ Das 8h às 12h e das 14h às 17h

✅ Entrada gratuita
📍 Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI – https://goo.gl/maps/g8Ji3HsrLZYKAasq7

🖤 Realização: Departamento de Medicina Comunitária da UFPI, Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados (CIATEN) e Museu de Arqueologia e Paleontologia da UFPI

🧡 Apoio: FAPEPI, Projeto Vida no Trânsito, DETRAN-PI, Geleia Total, Te Alui, Dr. Elton Pereira

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas