J. L. Rocha do Nascimento lança novo livro: Na caverna de Platão e outros contos breves

Duas mãos segurando o livro Na caverna de Platão.

“A maioria dos contos do livro são bem curtos, eu diria que podem ser chamados de microcontos ou minicontos. A ideia é dizer muito com pouco, e sendo coerente com a concepção de Júlio Cortazar, segundo a qual o romance se vence por pontos e o conto por nocaute. É tiro e queda.” (J. L. Rocha do Nascimento)

Na caverna de Platão e outros contos breves de J. L. Rocha do Nascimento une a mitologia da antiguidade clássica e o mundo urbano atual, incorporando aspectos de cada momento histórico à sua estilística crítica, irônica, sarcástica e envolvente.

A coletânea é composta de 50 contos e o livro obteve o 3º lugar, Prêmio Rubem Fonseca, categoria livro de contos, do Concurso Internacional de Literatura 2022 para livros inéditos da União Brasileira de Escritores – Seção Rio de Janeiro.

As temáticas são as mais diversas, todas elas universais, como solidão, velhice, fantasia, memória afetiva, cotidiano, crítica social e política, filosofia, sobretudo metafísica e mitologia grega, dentre outras.

“O processo de criação deste livro, assim, como dos anteriores, é sempre o mesmo: pode partir de uma simples observação do cotidiano das pessoas, de uma notícia de jornal, um fato político, uma lembrança de infância, uma frustração, dentre outros.” (J. L. Rocha do Nascimento)

É possível comprar o livro pelo site da Penalux (aqui) ou direto com o autor.

📷 Instagram: @joaoluizrochanascimento

Autor e obra

J(oão) L(uiz) Rocha do Nascimento (Oeiras-Pi, 16.05.59) é escritor (poeta e contista), professor de ensino superior e magistrado. Mestre e Doutor em Direito Público pela Unisinos-RS e membro da Academia Piauiense de Letras Jurídicas do Piauí (APLJ-PI), onde ocupa a Cadeira 22, tendo como patrono o jurista Evandro Lins Cavalcante e Silva. Integra o grupo virtual dos Juízes poet@s, com o qual já publicou várias coletâneas de contos e poesias.

Em 2019 publicou, pela Scortecci, Um clarão dentro da noite, seu primeiro livro individual de contos, com o qual obteve o 3º lugar (Prêmio João do Rio para livro de contos) no Concurso Internacional de Literatura 2021 da União Brasileira de Escritores-UBE/RJ. Em 2020, também pela Scortecci, publicou Os pés descalços de Ava Gardner.

Em 2022, pela Penalux, publicou Morangos silvestres e outros contos eróticos. Finalista do Prêmio Off Flip de Literatura 2022 na categoria poesia, obteve uma das menções honrosas. Tem participações nas coletâneas de conto e poesia do Prêmio Off Flip de Literatura 2022 e 2023 e na coletânea Nos limites do real: contos fantásticos e de ficção científica, publicadas em 2022 e 2023, respectivamente, pelo Selo Off Flip. Na caverna de Platão e outros contos breves obteve o 3º lugar, Prêmio Rubem Fonseca, na categoria livro de contos, no Concurso Internacional de Literatura 2022 para livros inéditos da UBE-RJ.

“J(oão) L(uiz) Rocha do Nascimento utiliza do título do seu novo trabalho ‘Na caverna de Platão’, como um lembrete ao leitor ou leitora. Se no mito de Platão, a caverna representa as possibilidades do mundo, no livro de João, sua ‘caverna’, ou seja, o livro, é um apanhado literário de cenas e acontecimentos diversos, mitológicos, urbanos e, direta ou indiretamente, sensuais.

Logo no início percebemos que o autor tem um apreço especial pela antiguidade clássica. Assim como em seus livros anteriores, J. L. se lança mão de vários mitos gregos e romanos como cenário para suas histórias e contos curtos; uma reescrita que revela cenas mitológicas desconhecidas.

Da antiguidade clássica o autor perdura cenas de um mundo que conserva certo sensualismo pudico ou não. Os textos mais sensuais nos ganham porque o contista consegue encontrar um equilíbrio literário entre a luxúria e o voyeurismo, o privado e o exibicionismo, sem usar o tema sensual apenas por sua nudez apelativa.

Dois temas urbanos também merecem destaque: histórias com personagens que atuam na Justiça (como o próprio autor, magistrado e professor de Direito), e a música que, assim como o cinema, é uma presença constante na sua obra. Nos dois casos, J. L. desfila uma diversidade de referências que tornam o livro ainda mais plural e polifônico.

‘Na caverna de Platão’ é um convite à boa literatura e um lembrete de que, dentro da caverna platônica, todas as sombras criam cenas que falam de nós mesmos.”

José Fontenele – Jornalista, Escritor e Produtor Cultural

Pode conhecer mais sobre outros título do autor clicando aqui.

Quer Sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas