Artista visual piauiense tem trabalho exibido no Festival Concreto no Ceará

Foto de prédio com uma ilustração de uma senhora e folhas de bananeiras pintada na lateral do prédio entre as janelas. A arte faz parte do Festival Concreto.

 

A artista plástica piauiense Línea (@lineaaaa_) foi uma das colaboradoras participantes do Festival Concreto. O Festival Internacional de Arte Urbana acontece em Fortaleza desde 2013, reunindo artistas de diversos países com propostas e linguagens distintas no campo da arte urbana.

Desta interatividade com a cidade, já foram produzidas diversas instalações, intervenções e pinturas murais nos edifícios e espaços públicos do centro, na orla marítima, e na periferia de Fortaleza, ressignificando o conceito de espaço urbano através do intercâmbio cultural. 975 artistas já passaram pelo Festival, sendo 727 locais, 146 nacionais e 102 internacionais.

Línea

Aline Guimarães (Teresina, Piauí) é artista urbana, ilustradora, arte-educadora e performer. Seu trabalho é uma contação de histórias ancestrais, passa pela brincadeira das crianças e a sabedoria dos velhos, atravessada diretamente pela dança, sua formação inicial. Tem participado de festivais de graffiti pelo Brasil e ilustrado diversas publicações com a temática infantil, afrodescendente e da cultura popular.

“Em sua primeira empena, a artista piauiense homenageou a força de sua avó de 89 anos. Com o título ‘Quintal’ a obra mostra a senhora em meio às bananeiras do quintal de sua casa. Ela é o pilar que sustenta a sua família. A família mais forte que há. Viva sua força e sua história.”

“Esse trabalho é uma homenagem que fiz a minha avó que mora no interior de Novo Nilo, ela tem 89 anos, e no quintal dela tem várias bananeiras. Essas bananeiras sempre fizeram parte da minha infância, de brincar no quintal e a relação muito próxima que eu tenho com ela de sempre conversar, e foi o que inspirou foi a minha primeira empena, que é essa lateral de prédio que a gente chama que são pra cima, verticais. Como é a minha primeira empena eu queria trazer algo muito simbólico algo que fosse muito importante pra mim, então por isso coloquei minha avó”, disse Línea.

Atuando desde 2017 como artista visual, mesmo com pouco tempo, Línea revela o quanto se sente feliz em já poder acolher o reconhecimento do seu trabalho, cheio de talento e criatividade.

“Fiquei muito feliz com o convite, o Narcélio Grud me convidou, ele que é o idealizador do Festival Concreto, na verdade quando eu cheguei no festival já sabia que seria uma edição mais enxuta, porque é um Festival bem maior, apesar de ter sido bem grande ele tem uma proporção ainda maior, têm muitos prédios, eu já fiquei sabendo que não ia ser prédio quando chego lá descubro que iria ser dois prédios sendo pintados e outros eram todos no chão, assim paredes menores, e eu era uma dessas pessoas que ia pintar mais outro artista que é do Rio de Janeiro que é o Yanes.”

“E assim tive todo o suporte, que oferecem pra gente gente, tanto de estrutura pra pintar como de hotel, alimentação, até suporte psicológico, tudo que vocês imaginarem pra cuidar de ti, e eu fiquei muito feliz porque foi uma experiência muito incrível, não só a troca com os artistas mas me senti respeitada, cuidada, valorizada como artista, eu sinto que foi muito importante pra minha carreira, já que saí da dança para também me dedicar as artes visuais”, finaliza.

Festival Concreto

A nona edição do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana aconteceu em julho de 2023, no Parque Rachel de Queiroz (Fortaleza – CE), se consolidando como um dos maiores festivais de arte urbana da América Latina. Em janeiro deste ano, o Festival foi agraciado com o Prêmio Brasil Criativo, uma chancela do Ministério da Cultura, na categoria arte urbana, por fomentar a ocupação dos espaços urbanos, a apreciação artística e o consumo da arte em seus espaços de convivência.

De acordo com Narcélio Grud, idealizador do Concreto, a realização do Festival no Parque objetiva estabelecer um diálogo mais assertivo com a diversidade de público que frequenta este espaço, através de uma programação plural, aberta e acessível a toda comunidade.

Neste sentido, as ações do Festival ocuparão o Parque com esculturas, instalações eólicas, instalações específicas para os animais do parque, intervenções artísticas, ações educativas com foco no meio ambiente, ações formativas, feirinha criativa, shows musicais, programação infantil, além de um programação especial voltada para o público da melhor idade, com atividades focadas para a iniciação em arte urbana. Todas as obras apresentam caráter interativo e design próprio ao fomento de uma maior conexão com a natureza e seu entorno.

Para conhecer mais sobre o festival, acesso o site (aqui), que foi uma de nossas fontes.

Quer conhecer outros trabalhos da Línea? Veja nosso texto sobre Umbigança, a série artística de Línea. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens Relacionadas