Seguindo a tradição de reconhecer vozes que moldam Timon, a nona edição da Mostra Timonense de Humor (@mostratimonensedehumor) dedica‑se integralmente à educadora e memorialista Raimunda de Carvalho Sousa – a Prof.ª Mundoca. Nascida no povoado Roncador, cofundadora do Ginásio Bandeirantes, autora do livro Timon, sua história sua gente e criadora da primeira bandeira do município, ela transformou sala de aula em palco de identidade cultural .
A mostra adota como edição professora Mundoca uma linda homenagem e desenvolve o eixo “Memória, Literatura e Humor Educativo”, espalhando atividades por Timon.
Com humor como porta de entrada para a memória, a IX Mostra reafirma o compromisso do W Grupo de Teatro (@wgrupodeteatro) de transformar educação em espetáculo e riso em patrimônio vivo de Timon.
O evento que deveria acontecer em dezembro de 2024, presenteia os timoneneses com uma programação que também comemora o aniversário do W Grupo de Teatro, que em 2025 completa 16 anos (23 de maio).
Well BM, é ator, produtor cultural e organizador do evento. Segundo ele, a mostra é desenvolvida para além de fortalecer a cena artística local, mas, seguir conquistando o público
“A Mostra Timonense de Humor, chega a sua IX edição pensando no futuro, desde o seu início, lutamos para construir um trabalho como formação de plateia, por isso, sempre temos uma vasta programação nas escolas, levamos pessoas ao teatro, vamos às ruas da cidade e assim vamos trabalhando para que esse projeto se torne um grande legado para uma nova geração que virá. O trabalho é pensado em formação de plateia, então sigamos com esse foco, meta e objetivo de ver uma Timon, como um grande Polo de cultura na região leste do Maranhão e região dos cocais”, afirma.
A programação completa segue cheia de atrações, totalmente gratuita.
- 15 maio – Bate-papo “Editais e o Futuro da Cultura Timonense” Mediação: Well Timon às 14 h – Teatro Municipal de Timon
- 16 maio – Espetáculo “O Chip Nosso de Cada Dia” (Grupo Proposta de Teatro) às 19 h – Teatro Municipal de Timon (Encerramento do I Fórum Municipal de Cultura)
- 17 maio – Lançamento do filme “Maleiro: De Passarinho ao Mestre” + espetáculo “O Jacá do Caburé” com Jean Caburé às 19 h – Ponto de Cultura Boi Riso da Mocidade (Rua 09, número 102, no bairro Parque União, em Timon, MA).
Quer saber mais do que tá acontecendo no Piauí (e em Timon/MA)? Veja a “agenda cultural”. Quer sugerir pautas para a Geleia Total? Manda a sua sugestão para: redacao.geleiatotal@gmail.com